Prefeito reforça ações para consolidar apicultura como alternativa de renda

  • Obra da Casa do Mel, agroindústria a ser instalada na Linha Alegre, será licitada nos próximos dias

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 05/09/2022 às 11:29   |   Imprimir

Na manhã desta segunda-feira, 5, foi realizado o Encontro Regional de Apicultura dentro da programação da 10ª Feaagri Missões. A ideia foi debater a apicultura como alternativa de renda para o meio rural.

Um panorama do setor em nível nacional, estadual e regional foi apresentado pelos palestrantes. Na abertura do evento, o presidente da 10ª Feaagri Missões, Daniel Casarin, destacou que o evento está abrindo espaço não apenas para a comercialização dos produtos, mas, também para debater e analisar possibilidades da ampliação de mercado, de alternativa de geração de renda no meio rural, como é o caso da apicultura.

O prefeito Jacques Barbosa salientou que a produção de mel é uma alternativa importante tratada pelo Governo Municipal. Anunciou que nos próximos dias deverá ser encaminhada para licitação a obra da Casa do Mel, agroindústria que será instalada na localidade de Linha Alegre. “Temos a proposta de não apenas implantar a Casa do Mel, mas avançar com a criação do Caminho do Mel, unindo o turismo rural a essa proposta”.

Conforme o chefe do Executivo, o projeto deve abranger, inclusive, uma análise das plantas mais indicadas para a polinização visando aumentar a produção e colocação de placas com informações sobre os benefícios do mel e os danos causados por agrotóxicos para as abelhas. “Precisamos envolver as instituições de ensino nesse projeto, pois é na pesquisa que poderemos ter um desenvolvimento melhor”.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, já desenvolve parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae e Sindicato Rural, com capacitações para produtores interessados. Uma associação com 12 apicultores está sendo formada.

Participaram da solenidade de abertura, Àlvaro Uggeri Rodrigues, secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Juscelino Gonçalves, diretor do Frigorífico Alibem.

COMERCIALIZAÇÃO

O Encontro foi coordenado pelo coordenador de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e de setor de Agroindústrias da Feaagri Missões, Diomar Formenton.

O projeto de apicultura MaxBem, do grupo Alibem, foi apresentado por Samuel Marczewiski Gonçalves, gerente geral. A proposta é de beneficiar até um milhão de quilos do produto, adquirindo de produtores de 54 municípios da região Noroeste e com exportação para o continente asiático.

O agrônomo Leandro Ritter, gestor de Projetos do Sebrae/RS, apresentou o cenário da apicultura no Noroeste do Rio Grande do Sul e o veterinário Jorge Lunardi, da Regional da Emater de Santa Rosa, fez a mediação de um debate com os palestrantes sobre a apicultura como alternativa de renda.

Estudantes do Instituto Federal Farroupilha de Santo Ângelo e da Escola Técnica Guaramano, de Guarani das Missões, além de produtores interessados, acompanharam a programação do Auditório Iglenho Burttet.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes