Produtores de alimentos orgânicos recebem avaliadores para renovar certificação

  • SDR incentiva a produção orgânica de alimentos com programas, projetos, apoio e assistência técnica aos agricultores interessados

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 24/10/2022 às 15:27   |   Imprimir

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) acompanhou na última semana, a realização de uma das etapas para a renovação da Certificação de Conformidade Orgânica às famílias integrantes do Grupo de Produção Orgânica de Santo Ângelo “Sabor Missioneiro”.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, acompanhou o coordenador do Núcleo Missões da Rede Ecovida, Felipe Eich, em visita de avaliação às propriedades rurais do Rincão dos Meotti, Ilha Grande e Restinga Seca. A Comissão de Ética do Núcleo Missões está juntando documentação e visitando os estabelecimentos rurais familiares para verificar a condução da produção. Também acompanharam as visitas, os agricultores de Crissiumal, Marcelo e Léia Focking, para observações pertinentes e tratado de vários pontos importantes para a melhoria da produção orgânica.

Segundo Álvaro, Santo Ângelo tem quatro produtores na área orgânica e a SDR trabalha para o fortalecimento do grupo local, com projetos, programas, oficinas, viagens e reuniões técnicas, além de incentivar as famílias para adesão à produção orgânica de alimentos. “Os interessados podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural para maiores informações”, assinalou o secretário.

Marita Minetto, coordenadora da SDR, salientou que a produção de alimentos orgânicos tem um enorme potencial de crescimento. “É uma tendência mundial. Tem países que já estabeleceram metas e prazo para que todos os alimentos produzidos sejam orgânicos. Essa realidade está um pouco distante para o Brasil, porém já percorremos um longo caminho, pois há legislação e normativas para a certificação da produção orgânica. Muitos países nem isso possuem”, declarou.

O produtor Marcelo Focking, de Crissiumal, argumentou que o agricultor que se propõe ao cultivo de orgânicos precisa compreender que quanto mais harmônico for o local de produção, melhor serão os resultados. “Uma planta forte tem condições de superar ataques de insetos e doenças e isso se consegue com fertilizantes biológicos e uma boa adubação orgânica. O solo tem vida e essa vida tem de ser alimentada para que sejam disponibilizados todos os nutrientes para planta. O cuidado vai além do plantio, é o cuidado do ambiente como um todo que faz a diferença”, disse.

Fotos: Divulgação