Agricultores familiares realizam intercâmbio com produtores da Serra

  • Objetivo foi de observar as práticas envolvidas nas ações dos cafés coloniais daquela região

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 09/11/2022 às 08:44   |   Imprimir

Uma viagem de busca de conhecimento foi proporcionada na semana passada pelo Governo Municipal para sócios da Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA), responsável pela realização do Café Colonial Missioneiro.

Os agricultores familiares santo-angelenses puderam conhecer e vivenciar a realização de cafés coloniais da Serra Gaúcha, considerados locais de atração de turistas naquela região. Também foi visitado o Mercado Público de Porto Alegre, buscando intercâmbio sobre formas de apresentação e comercialização da produção. Uma das razões para a viagem de intercâmbio é a construção do espaço coberto na área do Pavilhão da Agricultura Familiar da Avenida Venâncio Aires. Esse espaço servirá para a promoção do Café Colonial Missioneiro, Feira do Peixe e outros eventos.

Acompanharam o grupo de produtores nas visitas realizadas na quinta e sexta-feira da semana passada, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros e o servidor da pasta, William Deves, Diomar Formenton, coordenador de Programas e Projetos e a assessora Marita Minetto, ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

A presidente da APROCOHSA, Márcia Brutti, avalia a viagem como de grande aprendizado, pela oportunidade de presenciar a prática das atividades desenvolvidas em locais que já atuam na área de atendimento de turistas há muito tempo e com excelentes resultados.

O secretário Francisco Medeiros observa que a ideia principal foi mostrar e observar outras realidades, embasando a construção da identidade do café colonial composto pelos produtos da agricultura familiar e das agroindústrias santo-angelenses.

Marita Minetto ressalta que além da observação, os agricultores santo-angelenses puderam interagir com os organizadores das promoções da Serra, com indagações orientadas para a buca de referências de qualidade e quantidade dos produtos, atendimento, limpeza e organização.

Os participantes da viagem técnica irão se reunir nesta semana para avaliar o intercâmbio e debatendo formas de conseguir um melhor aproveitamento no novo espaço que está sendo construído na Avenida Venâncio Aires.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Divulgação