Desenvolvimento Rural beneficia agricultores familiares com ampliação e limpeza de açudes

  • Ampliações e adequações estão sendo realizadas em 11 açudes com subsídio de horas/máquina pela Secretaria

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 05/12/2022 às 09:30   |   Imprimir

Uma das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) é o incentivo na diversificação da matriz produtiva, com o objetivo de aumentar a geração de renda e estimular a permanência das famílias no interior. Uma das áreas que recebe essa atenção é a piscicultura.

Muitos produtores rurais possuem açudes em suas propriedades, para consumo próprio e venda do excedente. Assim, a SDR abriu inscrições para os interessados em limpar, adequar ou ampliar os açudes. Esses produtores também receberam informações e orientações técnicas, além de ter suas propriedades visitadas como forma de ser feito um diagnóstico.

Dentro do programa, foram iniciados na última semana os trabalhos em 11 açudes, sendo realizadas limpezas e ampliações. É ofertado pela Secretaria o subsídio de seis horas/máquina, com um total de 70 horas de escavadeira hidráulica pagas integralmente pelo Governo Municipal de Santo Ângelo.

Álvaro Uggeri Rodrigues, secretário de Desenvolvimento Rural, o programa terá continuidade no próximo ano com a qualificação de agricultores, abertura de novas inscrições para receber subsídios dentro da atividade e acompanhamento técnico ao grupo.

A produtora Regina Soltis Marks, da comunidade de Restinga Seca, mostrou-se muito satisfeita com a iniciativa, destacando que necessitava de uma reforma da taipa no açude da sua propriedade. “O trabalho da máquina foi bem feito e as horas subsidiadas foram suficientes para fazer o serviço. Agora, depois que passar o tempo necessário, quero colocar carpa capim e vou ter peixes para nosso consumo”.

ALEVINOS

Outra atividade de suma importância e que complementa esse trabalho foi a intermediação para aquisição de alevinos. Neste ano, foram adquiridos pelos agricultores, 17,4 mil alevinos de diferentes espécies como carpas capim, húngara, prateada e cabeça grande e ainda tilápias e jundiás.

O servidor Luis Arnaldo Perlin continuará a organizar essa forma coletiva de aquisição de alevinos proporcionando maior otimização de recursos públicos e individuais e fortalecendo a povoação dos açudes.

As ações do programa de piscicultura são promovidas pela SDR com apoio da Associação dos Produtores de Peixe de Santo Ângelo (APROPESA) e EMATER/RS-Ascar.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Divulgação