Produtores são capacitados em fruticultura

  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural presta apoio técnico aos produtores, incluindo distribuição gratuita de 830 mudas

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 14/04/2023 às 10:51   |   Imprimir

No ano passado foi criado o Programa Municipal de Fruticultura, em ação conjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) com a Emater-RS/Ascar e Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (COMDASA). Entre as atividades e ações propostas foram prestadas orientações técnicas para os produtores inscritos; abertura de berços para a implantação das mudas frutíferas com o serviço de trator, equipamentos e operador da SDR e ainda a aquisição e distribuição gratuita pela Prefeitura de 830 mudas frutíferas aos produtores inscritos, com investimento de R$ 14.774,00.
Neste ano, segue o trabalho com os agricultores familiares que buscam na produção de frutíferas uma alternativa econômica para suas propriedades. Trinta famílias realizaram inscrições junto ao Programa e escolheram as mudas frutíferas, bem como as variedades para melhoria de seus pomares. As inscrições foram realizadas nos meses de fevereiro e março. Em torno de 2,5 mil mudas frutíferas serão subsidiadas pelo poder público.
Com objetivo de reforçar as informações aos produtores, os inscritos no Programa foram convidados para uma reunião técnica que foi realizada na última segunda-feira nas dependências do Centro Municipal de Cultura.
A engenheira agrônoma e chefe do Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar de Santo Ângelo Márcia Dezen, proferiu palestra referente ao tema. Foi explanado aos presentes sobre a escolha das mudas e variedades mais adaptadas ao clima e condições de solo da região. Outros aspectos foram lembrados como a escolha do local, o controle de pragas e doenças, a adubação dos “berços” que irão receber as mudas e a importância dos cuidados logo após o plantio.
“Para que a instalação de um novo pomar ou a renovação do existente tenha sucesso, o agricultor deve considerar que o preparo do local e uma boa irrigação nos primeiros 30 dias após o plantio é fundamental”, foram algumas das orientações prestadas pela agrônoma.
Conforme o secretário Álvaro Uggeri Rodrigues, o Programa de Fruticultura representa mais uma oportunidade de diversificação, alternativa de renda para a agricultura familiar e talvez um gradativo incremento de outra atividade na matriz produtiva. Para que o programa obtenha bons resultados as mudas frutíferas estão sendo buscadas junto a viveiros que tenham confiabilidade, registro no Ministério da Agricultura, com qualidade e sanidade garantidas.
Foto: Divulgação