Prefeito reforça apoio à agricultura familiar em mobilização da FETAG

  • Agricultores familiares da região estiveram mobilizados se reunindo em frente a agências bancárias de Santo Ângelo nesta quarta-feira, 19

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 19/04/2023 às 16:28   |   Imprimir

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), por meio da Regional Missões 1, promoveu nesta quarta-feira, 19, uma mobilização em 15 municípios do Estado. Em Santo Ângelo, foram realizadas manifestações em frente a agências do Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi e Cresol, com paralisação de atendimento externo por uma hora em cada.
O prefeito Jacques Barbosa participou da manifestação realizada em frente ao Banco do Brasil. Ao lado da coordenadora da Regional Missões 1 da Fetag, Rozane Scherer, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Daniel Casarin, o chefe do Executivo reforçou o apoio que o Governo Municipal presta, por entender a importância da agricultura familiar para a economia local.
Jacques destacou a formalização de cerca de 20 agroindústrias, gerando empregos, aumentando a renda e mantendo famílias no meio rural. Também citou as obras que estão sendo realizadas de ampliação do Pavilhão da Avenida Venâncio Aires, com a construção de espaço fechado para a realização de eventos, e a construção do local para a feira de produtores da Zona Norte. Igualmente ressaltou os programas de diversificação de culturas como alternativa de renda para o meio rural. “Atos como este são importantes para expor as necessidades e valorizar a importância da agricultura familiar”, afirmou o prefeito, acrescentando que as três estiagens consecutivas estão causando muito prejuízos para os produtores, que precisam de auxílio do poder público, observando que em Santo Ângelo o Governo Municipal procura auxiliar com iniciativas como abertura de bebedouros, limpeza e construção de açudes, com uso de equipamentos próprios e contratação de terceirizados para atender a demanda.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, também se pronunciou, manifestando o trabalho que é realizado em prol do setor primário na Capital das Missões.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes