Prefeito trata com senador Heinze sobre programa de preservação das nascentes

  • Ações de sustentabilidade no meio rural foram temas apresentados por Jacques Barbosa, reivindicando apoio do parlamentar na busca de recursos e políticas públicas para o setor

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 19/06/2023 às 15:11   |   Imprimir

Na manhã desta segunda-feira, 19, o senador Luiz Carlos Heinze (Progressistas) esteve no Sindicato Rural de Santo Ângelo, quando tratou a respeito do Plano Safra 2023 e ouviu demandas do poder público.
Heinze foi recepcionado pelo presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz, e a reunião contou ainda com as presenças de representantes de diversas entidades, vereadores e produtores rurais.
Acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, o prefeito Jacques Barbosa reivindicou ao senador o apoio para duas ações consideradas fundamentais que estão sendo realizadas no interior do município e que contam com a parceria do Ministério Público.
SANEAMENTO RURAL
Jacques lembrou que as duas ações desenvolvidas pelo Governo Municipal iniciaram com a realização de diagnóstico técnico no meio rural sobre o abastecimento de água, qualificando todo o processo, da captação, passando pela reservação e chegando a distribuição. O projeto também contempla o aproveitamento de água da chuva, nascentes, esgotamento doméstico, uso de agrotóxicos e destinação final das embalagens, produção da área rural, cadastro ambiental e situação do solo.
O Plano de Saneamento Rural do Governo de Santo Ângelo, executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, pioneiro no Rio Grande do Sul e elaborado em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPRS), foi premiado com a terceira colocação no Prêmio CNMP – Edição 2021, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria Sustentabilidade. A proposta de Santo Ângelo ficou atrás apenas de duas propostas elaboradas pelos governos dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Jacques destacou que o governo está executando o Plano de Saneamento Básico Rural levando melhor qualidade de vida à população rural e mais saúde aos agricultores.
NASCENTES
A segunda ação é o programa para a preservação das águas e que deverá contemplar 12 propriedades rurais com assistência técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e ações de conservação e restauração das nascentes e matas ciliares, com prioridade para áreas próximas ao Rio Itaquarinchim, ponto de captação de água pela Corsan para tratamento e abastecimento da população de Santo Ângelo.
Durante a realização da 20ª Fenamilho Internacional, sete famílias já assinaram a adesão ao programa, que na primeira etapa, as propriedades rurais receberam técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que avaliaram as condições das nascentes. Está garantido o acompanhamento técnico e desenvolvendo ações de cercamento das nascentes e plantio de mudas para a conservação da mata ciliar.
POLÍTICAS PÚBLICAS
Jacques observou que as duas ações lançam um olhar especial para a sustentabilidade. “A qualidade da água é importante para as pessoas que residem no interior e para as agroindústrias, que qualificam a sua produção. Falamos muito em irrigação, que ainda tem um custo muito caro, mas não adianta falar disso sem cuidar da água”.
Jacques reivindicou ao senador apoio para os dois programas e destacou que as ações de sustentabilidade necessitam de políticas públicas do governo federal para que possam ser ampliadas.
Heinze elogiou as iniciativas de Santo Ângelo e disse que é sempre parceiro para iniciativas que busquem mais qualidade de vida no meio rural.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes