SDR reúne Associações de produtores

  • Objetivo foi avaliar o trabalho e discutir ações de desenvolvimento para o meio rural

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 23/06/2023 às 13:12   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Emater/RS-Ascar, promoveu na tarde da última quarta-feira uma reunião com representantes das associações que atuam no meio rural. A proposta foi realizar uma avaliação dos trabalhos que estão sendo realizados e reunir sugestões sobre ações que possam ser desenvolvidas.
O secretário Álvaro Uggeri Rodrigues destaca que existem asssociações com mais de 20 anos de atuações e bons serviços prestados na melhora dos aspectos produtivos de suas atividades. “De um modo geral, foram beneficiadas com equipamentos e máquinas oriundas de emendas parlamentares e contrapartida da Prefeitura e estão organizadas em torno de objetivos comuns, como produção de alimentos, incluindo frutas, leite, derivados de cana-de-açúcar, hortigranjeiros, peixes e outras. Outras associações são as chamadas de patrulhas agrícolas, que se organizam para prestação de serviços com máquinas e equipamentos a fim de facilitar os cultivos nas propriedades dos associados”.
A pauta girou sobre a importância de um grupo associativo explanado pelos técnicos Eliane Denise Schmidt e Érico Soares. Eliane destacou que uma das formas para se chegar a um objetivo comum é através do conjunto de esforços e fortalecimento da união de todos. O contador Luciano Decker abordou a parte legal, com o tema “Documentos e responsabilidades legais da Associação”, relembrando aos dirigentes que a documentação deve estar sempre em dia a fim de evitar as multas decorrentes de possíveis atrasos e também a manutenção do CNPJ para receber recursos públicos, quando for o caso.
O agricultor Renildo Diel, presidente da ASPPLODA (Associação dos Pequenos Produtores da Linha Olhos D’Água), de Atafona, relatou sobre a experiência de 15 anos de funcionamento, sendo que as regras de utilização dos equipamentos foram construídas pelo grupo. A manutenção dos equipamentos e maquinários é custeada com a contribuição mensal feita pelos associados.
Ao finalizar a reunião, o secretário Álvaro Uggeri Rodrigues juntamente com o servidor Luiz Arnaldo Perlin, responderam aos questionamentos, encaminharam as demandas e realizaram uma avaliação do encontro sendo que ficou estabelecido de fazer um encontro entre as associações anualmente.
Foto: Divulgação