Conferência debate futuro da agricultura familiar

  • Evento integra a Semana Municipal do setor e está sendo realizado no auditório do Centro Municipal de Cultura

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 11/07/2023 às 11:02   |   Imprimir

Está sendo realizada nesta terça-feira, 11, a terceira edição da Conferência Municipal da Agricultura Familiar. A promoção é do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Santo Ângelo (COMDASA), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) e Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA) e conta com apoio da Emater, das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e de Desenvolvimento Social e Cidadania; Associação dos Clubes de Mães (Aclumasa); Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Fetag/RS e Instituto Federal Farroupilha, IFFar, campus Santo Ângelo. O evento integra a 3ª Semana Municipal de Agricultura Familiar.
Na abertura do evento, o prefeito Jacques Barbosa ressaltou a importância de avaliar o momento e discutir ações para o futuro do setor. “Em Santo Ângelo, mais de 80% dos nossos produtores se enquadram na agricultura familiar e desde o começo da gestão temos mantido um diálogo com o setor, promovendo ações que tem como objetivo aumentar a geração de emprego e renda”.
O chefe do Executivo lembrou da reestruturação do Pavilhão da Avenida Venâncio Aires, que inclusive está sendo ampliado; aluguel de espaço e construção de pavilhão para produtores na Zona Norte; regularização das agroindústrias; recursos alcançados para a contratação de veterinário por parte da APROCOHSA e a legislação específica para a agricultura familiar e agroindústrias. “Também investimos em capacitação e diversificação, aumentando a quantidade e a qualidade do que é produzido aqui. Para isso contamos com a parceria da Emater, do Senar e do próprio Ministério Público, aliado em diversas ações”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, e o presidente do COMDASA, Ivan Preusse, também destacaram a importância de debater ações para ampliar a geração de renda no setor.
PALESTRA
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS, Joel da Silva, foi o palestrante da manhã. Ele falou sobre o tema “Década da Agricultura Familiar 2019-2028”.
Ainda foram apresentados os sete eixos temáticos que serão debatidos pelos participantes.
Na parte da tarde, às 13h30min, o debate irá abordar as agroindústrias. O coordenador do setor na SDR, Diomar Formenton, apresentará as ações do Programa Municipal de incentivo às Agroindústrias.
Na sequência, a chefe do escritório local da Emater, Márcia Dezen e seu colega, Érico Soares, apresentam as “Estratégias para valorização dos produtos da Agricultura Familiar, e fazem uma atualização do perfil do consumidor, divulgando os dados de uma pesquisa realizada na Feira do produtor pela Emater e SDR.
Marta Benatti, da Agência Caminho das Missões, falará sobre turismo rural.
PRESENÇAS
Participaram da solenidade de abertura, o vice-prefeito Volnei Teixeira; presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin e do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz; presidente da Aclumasa, Ingrid Nonning e da APROCOHSA, Márcia Brutti.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes