Piscicultores participam de curso de capacitação

  • SDR, Senar e Sindicato Rural promoveram o curso de criação de peixes de água doce

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 17/07/2023 às 15:37   |   Imprimir

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Senar e Sindicato Rural foi realizado na quarta e quinta-feira desta semana o Curso de Criação de Peixes de Água Doce. Os participantes são agricultores familiares que se inscreveram no Programa de Piscicultura que está em desenvolvimento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR).
O curso teve a abordagem de um conteúdo voltado à capacitação dos agricultores que desejam obter maiores conhecimentos a fim de melhorar a produção nos açudes de suas propriedades. Escolha do local, principais espécies de água doce, sistemas e técnicas de criação de peixes, alimentação e sanidade dos peixes, despesca e viabilidade econômica da atividade são alguns aspectos abordados no conteúdo programático. Uma parte foi prática na propriedade de um dos participantes do curso onde todos envolvidos tiveram oportunidade de verificar in loco os principais pontos de cuidados com os açudes e com a criação de peixes.
O secretário Álvaro Uggeri Rodrigues fez a abertura do curso enfatizando que este é o segundo ano em que são dadas oportunidades para as pessoas que desejam empreender em melhorias e diversificação através da aquisição de conhecimentos mais específicos para o desenvolvimento da atividade da piscicultura.
O instrutor do Senar, Miguel Sthal ressalta que o crescimento da produção mundial na piscicultura é de 10% ao ano e a estimativa é de dobrar a produção em sete anos. A tilápia é uma das espécies que representa 60% da produção total de peixes sendo que, no Rio Grande do Sul, existem, aproximadamente, 24 mil produtores envolvidos na criação de peixes, tanto para consumo próprio como para comercialização.
Para o participante Lauri Krebs, “o curso deu abertura para debater e tirar as dúvidas que vão surgindo quando começa a ampliação e melhoria do açude. É bom ter a orientação segura de uma pessoa, neste caso, o instrutor, que tem conhecimento e experiência na área para que o agricultor possa fazer as coisas sem errar muito”.
Esta foi mais uma capacitação com vistas a dar suporte técnico para os envolvidos no programa de Piscicultura que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, além de incentivar com a operação de horas/máquina para reformas e ampliação, compra conjunta de alevinos de viveiros idôneos e nova possibilidade para geração de renda.
Foto: Divulgação