Programa de Fruticultura capacita produtores

  • A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) segue realizando ações do programa de incentivo á fruticultura.

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 19/07/2023 às 08:08   |   Imprimir

Uma das ações é a ampliação de pomares de citros e outras variedades em propriedades de agricultores familiares. Os interessados podem melhorar ou ampliar a área de fruticultura com vistas a uma nova alternativa econômica.
Foram beneficiadas 21 famílias que se inscreveram no programa, comprovando a documentação e as condições exigidas, como apresentação da DAP ativa ou CAF, ser agricultor familiar, ter local adequado na propriedade e disponibilidade de realizar a adubação adequada, o que é comprovado mediante a visita técnica. O programa entregará 1.441 mudas, com investimento superior a R$ 21 mil, nos próximos dias.
O secretário municipal Álvaro Uggeri Rodrigues salienta que não basta apenas o fornecimento das mudas, sendo necessário, também, orientações técnicas, que foram repassadas em reuniões e visitas realizadas nos meses de março, abril e maio. Essas capacitações foram realizadas em parceria com a Emater/RS-Ascar, por meio da agrônoma Márcia Dezen e do fiscal agropecuário do Estado, Alonso Duarte de Andrade, do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
Os produtores receberam orientações sobrea prevenção de doenças, especialmente o ‘”greening”, que pode atacar todos os tipos de citros, é de difícil controle e de rápida disseminação, altamente destrutiva aos pomares. Para Márcia, “para a instalação de um novo pomar ou a renovação do pomar existente, o agricultor deve considerar que o preparo do local e uma boa irrigação nos primeiros 30 dias após o plantio é fundamental”.
O técnico agropecuário da SDR, Gabriel Froes, acompanha o programa e salienta que ''além de fornecer alimento à família, a produção de frutas é uma alternativa de renda. Muitos desses produtores já têm conhecimento sobre o cultivo de frutíferas, mas o conhecimento técnico que foi oferecido pelas capacitações do Programa é primordial para impulsionar positivamente os resultados”.
Entre as ações propostas pelo programa foram proporcionadas orientações técnicas para os produtores inscritos; abertura de berços para a implantação das mudas frutíferas com o serviço de trator, equipamentos e operador da SDR e ainda a aquisição e distribuição gratuita das mudas frutíferas aos produtores inscritos das diversas localidades rurais. Ainda está prevista mais uma capacitação técnica antes da entrega das mudas, prevista para o início do mês de agosto.
Foto: Divulgação