SDR repassa mais de 1.400 mudas de frutíferas

  • Programa Municipal de Fruticultura oferece assistência técnica, capacitação e serviços na propriedade para estimular a diversificação, emprego e renda no campo

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 28/07/2023 às 08:25   |   Imprimir

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) repassou 1.441 mudas de árvores frutíferas para 21 famílias que integram o Programa de Fruticultura do Governo Municipal, estimulando a diversificação de cultura na propriedade e ampliando a possibilidade para a geração de emprego e renda no campo. Em dois anos de implantação do programa, já foram subsidiadas pelo município cerca de 2.300 mudas de frutíferas.
O ato de entrega foi realizado no início da tarde desta quinta-feira, 27, no Pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque da Fenamilho, com a presença do prefeito Jacques Barbosa, do coordenador de Projetos e Programas da SDR, Diomar Formenton; dos vereadores Rodrigo Flores e João Cardoso; do conselheiro do COMDASA, Oswaldino Lucca e de produtores contemplados.
O Governo Municipal investiu R$ 21.465,00, contemplando produtores da Atafona, Barca dos Gabriel, Buriti, Comandaí, Distrito União, Ilha Grande, Linha Alegre, Restinga Seca, Rincão dos Mendes, Rincão dos Meotti, Rincão dos Roratto e Timbaúva.
“Mais uma ação de governo que estabelece um ambiente favorável para os negócios. Estamos investindo também no desenvolvimento econômico do meio rural, fortalecendo a agricultura familiar e as agroindústrias. Além da economia, é também um projeto sustentável. Plantar árvore sempre é bom”, declarou o prefeito Jacques, ao entregar as mudas para as famílias.
VENDA GARANTIDA
O coordenador de Projetos e Programas da SDR, Diomar Formenton, explicou que o Programa Municipal de Fruticultura oferece assistência técnica, capacitação para produtores interessados e serviços para a implantação de pomares, a fim de abastecer a demanda local, principalmente de ações institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para as agroindústrias, além do grande mercado consumidor de Santo Ângelo. “A produção tem comercialização garantida, o que representa mais renda no campo e mais emprego”, concluiu.
De acordo com Formenton, nesta segunda etapa do repasse, foram entregues aos produtores mudas de citros, como laranja das variedades Valência, Bahia e do Céu, limão Tahiti, bergamota Okitsu, Ponkan e Montenegrina. A estimativa dos técnicos da SDR, é de que mudas iniciem o processo de produção aos três anos do plantio.
O PROGRAMA
O projeto parar criar um programa específico para a fruticultura surgiu em 2020, quando o prefeito Jacques Barbosa e representantes do Governo Municipal estiveram em visita à Nutrifruti, agroindústria de suco integral de laranja, recém instalada no Distrito Buriti. Na época, o empreendedor Aldair de Jesus Rosa afirmou que a indústria se ressentia da falta de matéria prima para ampliar seus negócios: a laranja. A fruta era adquirida de produtores de outros municípios gaúchos.
A partir da visita e vislumbrando um novo negócio para o agricultor familiar, o prefeito Jacques determinou a realização de um cadastramento de produtores de laranja de Santo Ângelo e de interessados em investir na cultura. Em seguida, foi instituída uma comissão para definir critérios técnicos e os meios legais de incentivar à fruticultura, oferecendo capacitação, assistência técnica e subsídio no fornecimento de mudas. “O programa é, hoje, uma realidade. O município é a soma de suas empresas, seja no campo ou na cidade. A empresa cresce, o município cresce. O empreendedor ganha, o trabalhador ganha, com mais oportunidade de renda e emprego. Nosso planejamento é criar cenários favoráveis para o desenvolvimento”, concluiu o chefe do Executivo santo-angelense.
Texto: Tarso Weber
Fotos: Fernando Gomes