Agroindústria de mel conta com apoio da SDR

  • Política de incentivos reflete em regularização de novas empresas rurais, gerando renda e emprego no interior

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 31/07/2023 às 10:03   |   Imprimir

O Governo Municipal de Santo Ângelo investe na diversificação da produção rural como forma de agregar valor e aumentar a geração de renda e empregos no interior. Somente na gestão do prefeito Jacques Barbosa já foram formalizadas cerca de 20 agroindústrias, com produção diversificada.
Além do incentivo na formalização, o Governo Municipal também beneficia as agroindústrias com a aquisição de produtos para as cestas básicas distribuídas para a comunidade em situação de vulnerabilidade social e também na merenda escolar. “Além de ofertar alimentos de qualidade para a população, desta forma contribuímos para movimentar a economia no meio rural”.
MEL
Um dos investimentos que está sendo feito no interior é do jovem Lucas Silveira, do Rincão dos Meotti, que está implantando uma agroindústria de beneficiamento de mel. Na última sexta-feira, Lucas recebeu a visita da equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), quando foram repassadas orientações ao empreendedor rural. A visita foi acompanhada pelo diretor de Agroindústrias e Agricultura Familiar da SDR, Diomar Formenton e pela técnica Agropecuária, Andressa Teloeken. Lucas estava acompanhado dos pais Evanir e Rubem Silveira.
Lucas possui 40 colmeias e produz 1,7 mil quilos de mel por ano, sendo que já construiu mais uma centena de caixas, com a expectativa de produção de seis toneladas anuais.
“O Governo Municipal, com orientação do prefeito Jacques Barbosa, vem dando atenção especial às agroindústrias e a agricultura familiar como um todo. Somente na semana passada o prefeito fez a entrega de oito certificados de agroindústrias de origem vegetal e animal”, comenta Formenton.
PROGRAMA
O Programa de Incentivo às Agroindústrias foi instituído por meio da lei 4.312 de 2019, preconizando ações estruturais, como terraplenagem, formalização de licenças, organização da comercialização, subsídios e incentivo e apoio a inclusão dos agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização da produção, de modo a agregar valor, gerar renda e oportunidades de trabalho no meio rural, garantindo a melhoria das condições de vida das populações beneficiadas direta e indiretamente.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Rodrigo Ferreira/SDR