Programa de Piscicultura proporciona curso de processamento

  • Participantes aprenderam todos os processos, do abate à produção de pratos especiais

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 31/08/2023 às 13:35   |   Imprimir

Na segunda e terça-feira desta semana, produtores que estão inscritos no Programa de Piscicultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural participaram de um curso de processamento.
A atividade foi desenvolvida em parceria com o Senar e Sicredi e apoio do Lions Clube Santo Ângelo Tiaraju. O instrutor Miguel Stahl, de Panambi, ministrou o curso e além das técnicas de processamento, ensinou aos participantes receitas de pratos como lasanha, bolinhos, pastéis, patê e moqueca e variedades de peixes assados e fritos.
O curso envolveu desde o abate, passando pela evisceração, conservação e cortes especiais para retirada de filés das espécies tilápia, piava e carpa. Os peixes vieram da propriedade do piscicultor Jaime Bianchini, que seguiu as orientações do instrutor para o transporte dos animais o que garantiu a qualidade da carne que foi trabalhada e processada pelos alunos.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, salienta que o curso complementa o ciclo proposto pelo Programa, pois incentiva o aumento ou melhoria dos açudes existentes nas propriedades, escolha das espécies, alimentação dos animais, cuidados e finalizando, entra a parte do consumo pelas famílias e também para uma alternativa de renda para os produtores.
A agricultora Elisângela Zilmmer elogiou os ensinamentos recebidos no curso. “Agora tenho mais opções de usar a carne de peixe não só o tradicional peixe frito mas outros pratos diferentes para fazer para minha família”.
As aulas foram realizadas na sede do Lions Santo Ângelo Tiaraju localizada no Parque de Exposições Siegfried Ritter. Ao final aconteceu a degustação dos pratos que foram elaborados com a presença de convidados e familiares dos participantes.
Fotos: Divulgação