SDR incentiva e orienta sobre produção de orgânicos

  • Todas as alternativas de renda para os produtores rurais são trabalhadas e incentivadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR).

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 01/09/2023 às 10:00   |   Imprimir

Uma das alternativas é a produção e comercialização de alimentos orgânicos.
Na produção de orgânicos, o Grupo Sabor Missioneiro aposta na diversificação desde a sua criação em 2018. Os membros do Grupo reúnem-se periodicamente para trocar experiências, aprender novas técnicas de produção e também visitam as propriedades para sugerir melhorias.
Nesta semana, a visita foi realizada na propriedade da família de Olímpio Silveira e Luziana Argenta e do filho Leonardo, na comunidade de Rincão dos Meotti. A família da agricultura familiar está produzindo sem o uso de agroquímicos e comercializando alimentos de melhor qualidade nutricional. “Após a Certificação, o volume de negócios triplicou, já foi construída mais uma estufa e temos previsão de ampliação da área de horta, já estamos pensando até em projetos maiores”, destaca Olímpio.
Paralelamente existe um grupo de consumidores de orgânicos chamado “OrganicUS Missões”, que foi formado em 2015. Como não havia produtores certificados em Santo Ângelo, os alimentos vinham de Santa Rosa por meio da Cooperativa Unicooper, inclusive transportando frutas e folhosas para consumidores locais. Com o passar do tempo, as entregas continuam sendo feitas pela cooperativa para os alimentos orgânicos que são processados ou industrializados. Já as folhosas, legumes e frutas estão sendo entregues por agricultores santo-angelenses.
São 110 consumidores cadastrados que realizam suas encomendas por aplicativo ou e-mail e semanalmente adquirem os produtos santo-angelenses na Feira da Zona Norte. Os produtos industrializados e com certificação orgânica são entregues mensalmente. Na quarta-feira, 30, foi realizada a entrega de número 136.
A coordenadora do grupo, Marlene Stochero salienta que “é muito importante essa entrega mensal pois possibilita a aquisição dos alimentos que não são encontrados no comércio e preenche uma lacuna que é sentida pelas pessoas que optam por mais qualidade de vida através da alimentação”.
POTENCIAL
A produção de alimentos orgânicos tem um enorme potencial de crescimento. “É uma tendência mundial e muito procurada. Santo Ângelo poderia ter um número maior de produtores de orgânicos, porém talvez exista receio de entrar no processo”, avalia o secretário municipal Álvaro Uggeri Rodrigues. “Há um conceito de que tudo é mais difícil, mas a realidade mostra que há muito potencial na agricultura familiar”, complementa.
A prática de cultivo de orgânicos baseia-se no uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, controle biológico de pragas e doenças, uso de energias renováveis e eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e agroquímicos em qualquer etapa do processo produtivo. Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a produção orgânica nacional vem crescendo mais de 20% ao ano. No entanto, esse crescimento é inferior à demanda pelos produtos.
Agricultores que se interessarem em conhecer mais sobre a produção orgânica e sua Certificação, podem procurar orientação junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Fotos: Divulgação