Técnica da SDR palestra sobre abelhas para estudantes

  • Dentro de um projeto escolar, as crianças do segundo ano B da Escola Miguel Bosniak escolheram conhecer sobre as abelhas pois a escola é localizada no Bairro Colmeia e tem como símbolo a abelha.

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 01/09/2023 às 10:04   |   Imprimir

Para concretizar o desenvolvimento do projeto, a técnica em Agropecuária Andressa Teloeken Hunger, servidora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, esteve na escola na segunda-feira, 28, para explanar sobre o tema.
Andressa levou um pouco do seu conhecimento e experiência sobre a criação de abelhas, divisão da colmeia, ciclo de vida das abelhas, alimentação, polinização, retirada de néctar nas flores e transformação em mel e também foi mostrado como faz a retirada do mel e centrifugação do mesmo.
As abelhas são insetos que despertam fascínio e curiosidade. Com exceção da Antártica, elas são encontradas em todos os continentes, em todos os habitats que contêm plantas com flores polinizadas por insetos. As abelhas utilizam a colmeia, como se fosse sua casa, seu lar para abrigar a “família”, criá-las e estocar o mel. Uma colmeia geralmente possui de 60 a 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas operárias. Ao pousar de flor em flor, elas usam os pelos que possuem em seu corpo para coletar o pólen que transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores pois a planta por si só não consegue realizar esse trabalho e sem os isso deixariam de existir.
Para a professora que está desenvolvendo o projeto na escola, Liane Beatriz de Moura “é muito importante conversar sobre esse tema pois as abelhas são fundamentais para o processo de polinização das plantas sendo que são responsáveis por quase 80% dos cultivos polinizados. As crianças precisam aprender desde cedo que cada ser vivo tem importância e função na natureza”.
Fotos: Divulgação