Programa de Aquisição de Alimentos terá reunião nesta quinta-feira

  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) estará fazendo o cadastro dos agricultores para comercialização

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 13/09/2023 às 08:57   |   Imprimir

Nesta quinta-feira, 14, no Centro Municipal de Cultura, estará sendo realizada uma reunião sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O início está marcado para às 13h30min.
No encontro, representantes da Cooperativa Terra Livre estarão apresentando proposta de comercialização de produtos de Santo Ângelo. A SDR estará realizando o cadastramento dos agricultores para o PAA Municipal, com dados de produção de cada família.
Diomar Formenton, coordenador e gestor do PAA Municipal, destaca que a ação abrange 97 agricultores e foi iniciado em Santo Ângelo no ano de 2009, com objetivo de promover o acesso à alimentação saudável, enfrentamento á pobreza, buscando a segurança e soberania alimentar e incentivar a agricultura familiar, que representa em torno de 85% conforme o IBGE.
O Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.
Além disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o desenvolvimento local/regional.
Em torno de 70 produtos são fornecidos ao Programa oriundos das agroindústrias e agricultura familiar, como pães, cucas, bolachas, embutidos, massas, queijos, schmier, embutido, alface, repolho, bergamota, laranja, moranga, abóbora, milho verde e muitos outros, inclusive tendo alguns de produção orgânica como alface.
O prefeito Jacques Barbosa lembra que o PAA é uma ação que agrega dois fatores importantes, pois fomenta a produção de alimentos de qualidade, que atendem a população em situação de vulnerabilidade social. “Nosso governo trabalha para que a agricultura familiar e as agroindústrias produzam mais, gerando renda, mantendo o jovem no meio rural e preparando a sucessão familiar”, salienta o chefe do Executivo.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes