Feirantes ganharão novo pavilhão na Zona Norte

  • Produtores da agricultura familiar e das agroindústrias conheceram a construção com 210 metros quadrados, espaço para a comercialização de produtos coloniais

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 27/09/2023 às 08:04   |   Imprimir

O Governo Municipal tem dispensado especial atenção ao setor primário e avança na política pública de incentivo com a formalização de quase duas dezenas de agroindústrias familiares rurais, com assessoria e acompanhamento técnico, garantindo infraestrutura para a produção e estrutura adequada para a sua comercialização. E, em breve, empreendedores da agricultura familiar e das agroindústrias que utilizam a Praça Castelo Branco na Zona Norte da cidade para exposição e comercialização de seus produtos coloniais estarão centralizados em um novo e amplo pavilhão na Rua Carlos Gomes.
O prédio com área de 210 metros quadrados está sendo concluído e representa um investimento de R$ 362.078,75 de emenda parlamentar do deputado federal Ubiratan Sanderson, mais contrapartida do município, com 12 boxes para expositores e estrutura adequada às normas sanitárias para venda de produtos de origem animal.
No início da tarde desta terça-feira, 26, o prefeito Jacques Barbosa, coordenou uma reunião com os feirantes e a Associação dos Produtores de Produtos Coloniais e Hortifrutigranjeiros de Santo Ângelo (Aprocohsa) para apresentar as novas instalações e tratar da mudança do local de realização da feira.
O chefe do Executivo garantiu o apoio do município com subsídios para o funcionamento e investimentos futuros para aprimorar a infraestrutura do pavilhão. “Eu acredito no trabalho da agricultura familiar. Se a agricultura e as agroindústrias estão bem, o município está bem, declarou Jacques. “É o reconhecimento ao setor primário pela sua importância econômica para Santo Ângelo. Com muito diálogo e entendimento vamos encontrando soluções para o crescimento da produção, com mais emprego e renda”, concluiu.
O encontro teve a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros; do diretor de Meio Ambiente, Antônio Cardoso; do coordenador de Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Diomar Formenton; da presidente da Aprocohsa, Márcia Brutti, membros da diretoria e associados.
De acordo com Formenton, na próxima quinta-feira, 28, uma reunião entre produtores e a SDR irá ultimar os detalhes para a transição de endereço, com a definição dos boxes e os dias em que feira será realizada. Atualmente é aos sábados, porém com o novo pavilhão, a ideia é ampliar os dias de comercialização.
Além das dez famílias de agricultores da Praça Castelo Branco, mais duas do Pavilhão da Venâncio Aires poderão ser agregados ao espaço.
O Governo Municipal está encaminhando os procedimentos para a elaboração do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) do pavilhão e posterior agendamento da inauguração.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes