Programa Municipal de Fruticultura promove visitas técnicas

  • Ação executada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) trabalha a implementação e os cuidados com os pomares

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 19/10/2023 às 09:34   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) segue executando o Programa de Fruticultura como forma de incentivar a diversificação de culturas. Uma das ações são as visitas técnicas, com finalidade de implementação e cuidados com os pomares. “O programa é de extrema relevância para os agricultores familiares ajudando-os a perceber uma nova forma de utilização do espaço, que em grande parte dos casos, é limitado em suas propriedades, além de proporcionar um incremento de renda às famílias e o fomento da produção de frutas no município”, observa o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues.
Os produtores inscritos no Programa foram selecionados com base nos pré-requisitos estabelecidos pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdasa), como a apresentação do Cadastro de Agricultura Familiar (CAF) e o espaço adequado para a instalação do pomar.
VISITAS TÉCNICAS
Seguindo o cronograma estabelecido no Programa, foram proporcionadas reuniões técnicas para a capacitação dos produtores com a engenheira agrônoma Márcia Dezen, chefe do Escritório Municipal da Emater e com o fiscal agropecuário estadual Alonso Duarte, que abordaram temas como adubação, cuidados iniciais com as mudas e formas de manejo para obtenção de bons resultados.
As visitas estão sendo realizadas pelo técnico agropecuário Gabriel Froes e estagiária de agronomia Ana Carolina Braga Meotti, os quais estão fazendo o levantamento do estádio de desenvolvimento dos pomares, suas condições fitossanitárias e levantando demandas dos contemplados referente aos próximos passos de manejo e cuidado com pragas e doenças. “Embora os produtores detenham muito conhecimento empírico a respeito do manejo de pomares, as visitas técnicas são de suma importância pois proporcionam aos contemplados pelo programa uma oportunidade de tirar dúvidas, tornando possível um debate com o produtor, capaz de alinhar as melhores técnicas de manejo de acordo com sua realidade”, salienta o técnico Gabriel.
A estagiária de agronomia Ana Carolina diz que está sendo surpreendente o cuidado e excelente instalação dos pomares, “além da preocupação dos produtores em fazer o monitoramento de pragas e doenças procurando por ajuda técnica da Secretaria quando essas são identificadas”.
ENCONTRO TÉCNICO
Após o encerramento das visitas técnicas, acontecerá mais um encontro com o engenheiro florestal e professor de fruticultura da URI Santo Ângelo, João Guilherme Ghisleni Frank. A proposta é promover uma rodada de bate-papo voltada às orientações em relação as questões trazidas pelos agricultores e uma saída a campo com uma visita ao pomar de um dos beneficiários, possibilitando uma experiência prática aos produtores do Programa.
Ainda dentro do Programa, em julho deste ano, foram entregues 1.441 mudas para os produtores cadastrados.
Fotos: Divulgação