Entregues R$ 100 mil em equipamentos para grupos da agricultura urbana

  • Sete grupos de produção de alimentos na área urbana foram beneficiados. Recursos foram garantidos com emenda da deputada Maria do Rosário (PT)

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 23/10/2023 às 13:12   |   Imprimir

Na manhã desta segunda-feira, 23, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou a entrega de equipamentos, ferramentas e utensílios para grupos que trabalham com agricultura na área urbana. Foi elaborado o projeto “Quem planta, colhe”, que está na ordem do dia para ser votado pela Câmara de Vereadores na sessão desta segunda, com objetivo de promover a produção sustentável de alimentos na área urbana, trabalhando questões como a segurança alimentar e nutricional, inclusão social e produtiva e a melhoria da qualidade de vida das comunidades beneficiadas.
A entrega desta sexta inclui equipamentos como moto-cultivador, micro-trator, roçadeiras, pulverizadores, ferramentas e utensílios como regadores e caixas de água. Equipamentos serão utilizados de forma compartilhada pelos grupos. São sete grupos beneficiados com a aquisição feita por meio de destinação de emenda de R$ 100 mil da deputada federal Maria do Rosário (PT).
Participaram do ato, o chefe de Gabinete, Airton Peruzzi, representando o prefeito Jacques Barbosa; secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues; vereador Gilberto Corazza (PT); presidente da executiva municipal do PT, Adelmo Fonseca; Diomar Formenton, diretor da SDR; assessora Marita Mineto, coordenadora do programa; padre Euclides Benedetti e representantes dos grupos beneficiados.
Álvaro destacou que trata-se de uma nova demanda da sociedade que recebe apoio e tem como base a produção ecológica de alimentos. Peruzzi destacou o apoio do prefeito Jacques Barbosa à proposta, tendo como sistema incentivar iniciativas que gerem benefícios para a comunidade. O vereador Corazza disse que a agricultura urbana é uma forma de tornar a cidade mais inclusiva, mais sustentável.
A execução das ações das hortas comunitárias e escolares contará com o acompanhamento da sociedade civil por meio de um comitê gestor paritário, que será instituído pela SDR.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes