Programa Municipal de Piscicultura proporciona visita técnica

  • Mais de 350 estabelecimentos comerciais no Rio Grande do Sul utilizam produtos da empresa.

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 27/10/2023 às 14:36   |   Imprimir

Na última quarta-feira, um grupo de agricultores santo-angelenses, que está buscando maiores conhecimentos na área de criação de tilápias, deu mais um passo na construção de conhecimentos. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) organizou uma visita técnica à Natufish, em Horizontina e duas visitas em propriedades rurais em Tucunduva e Tuparendi, a fim de mostrar experiências em piscicultura.
A Natufish é uma empresa que atua no mercado de abate de tilápias e explora o cenário nacional na industrialização e comercialização com padrão de qualidade, com selo de Serviço de Inspeção Federal (SIF). Mais de 350 estabelecimentos comerciais no Rio Grande do Sul utilizam produtos da empresa.
A empresa gera 35 empregos, possui capacidade de abater até seis mil quilos de pescado/dia e envolve na produção de matéria-prima mais de 130 famílias de agricultores em diversos municípios. Além da visita ao frigorífico, foram visitadas as propriedades de Amarildo Busanello, em Tucunduva, e Délcio Meneghini, em Tuparendi.
Na visitação os agricultores puderam conversar com os anfitriões, trocar ideias e fazer perguntas referentes ao sistema que adotaram para a produção de tilápias. Para a agricultora Danieli Cassol, “as propriedades são parecidas com as de Santo Ângelo, ajudando a visualizar que também podemos produzir e obter bons resultados com as tilápias”. Para Busanello, que parou com a atividade leiteira, “a criação de tilápias foi uma forma de trazer mais renda para família, pois no último ano tive um rendimento líquido que equivale a 270 sacas de soja em 0,3 hectare. “Estou muito satisfeito, não é muita mão-de-obra, encontro financiamento na rede bancária e ainda faço PROAGRO, pois no ano da seca perdi a produção”.
AVANÇOS
O Programa Municipal de Piscicultura vem avançado com investimento próprio dos agricultores, apoio da assistência técnica e também pelo incentivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural aos interessados na atividade.
O secretário Álvaro Uggeri Rodrigues destaca que as visitas técnicas são grandes oportunidades para os produtores, pois proporcionaram uma visão mais completa da cadeia de produção. “Nas duas propriedades rurais, foi possível observar a produção, manejo e potencial de rentabilidade da produção de tilápias. Na visita ao Frigorífico Natufish foi oportunizado conhecer desde o recebimento do peixe, o processo de agroindustrialização e, posteriormente, a comercialização”.
Desta visita técnica participaram sete agricultores santo-angelenses que pretendem apostar na criação de tilápias como uma nova atividade de geração e renda, os técnicos Eduardo Piton e Marcel Zingler da NutriMaio Agronegócios, o secretário Álvaro, assessora Marita Minetto, técnico em Agropecuária Gabriel Froes e estagiária de Agronomia Ana Carolina Meotti.
Fotos: SDR/Divulgação