Grupo de produção orgânica tem certificado renovado

  • Na semana que passou foi realizada a revisão da produção do grupo de alimentos orgânicos Sabor Missioneiro. As visitas técnicas foram realizadas em suas propriedades.

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 06/11/2023 às 09:31   |   Imprimir

Foram visitadas a família de Olímpio Silveira e Luziana Argenta, onde também trabalha o filho Leonardo, no Rincão dos Meotti, e Maíra Alfaro, na Restinga Seca.
A visita foi feita com a finalidade de renovar o Certificado de conformidade orgânica pelos representantes da Rede Ecovida. O engenheiro agrônomo Felipe Eich, coordenador da Comissão de Ética do Núcleo Missões e a agricultora Eneida Brettin Saquet, do município de Horizontina, foram os revisores.
Para a renovação são avaliados vários pontos que são relevantes para a agricultura orgânica como as barreiras vegetais, o uso da água para irrigação, tipo de produtos e fertilizantes utilizados na produção das hortaliças. Também são avaliadas as documentações e cadernos de campo das propriedades a fim de comprovar a aquisição de sementes, mudas e produtos utilizados perante a apresentação das notas. As duas propriedades apresentaram conformidade em relação aos pontos avaliados e receberão a certificação anual.
A certificação de produtos orgânicos é um procedimento pelo qual uma certificadora, devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e “acreditada” (credenciada) pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), assegura por escrito, que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica.
Conforme Marita Minetto, assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e que acompanha o grupo, “no momento em que um agricultor decide realizar a produção de alimentos em um sistema de base agroecológica, é importante que o mesmo esteja inserido no sistema de certificação para ter o reconhecimento e o aval para a sociedade e para os consumidores. Em breve os produtores estarão inserindo o selo de garantia para identificar o produto orgânico”.
Agricultores que se interessarem em conhecer mais sobre a produção orgânica e sua Certificação, podem procurar orientação junto à Secretaria Minicipal de Desenvolvimento Rural.
Fotos: Divulgação