Programa Municipal de Fruticultura promove capacitação de produtores

  • Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) promove ações técnicas e práticas para os produtores inscritos.

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 09/11/2023 às 10:00   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) desenvolve, desde 2021, o Programa de Fruticultura com prestação de orientações técnicas para os produtores inscritos, além da abertura de berços para implantação de mudas com serviços de trator, equipamentos e operador do poder público.
O programa conta com o acompanhamento técnico da SDR por meio de visitas, orientações sobre cuidados com pragas, tratos culturais e doenças, principalmente no primeiro ano do plantio.
Para o secretário Álvaro Uggeri Rodrigues, o Programa atua por meio de parcerias e das ações de extensão do Curso de Agronomia da URI, que se somam e fortalecem as novas oportunidades de geração de renda para a agricultura familiar. “Os resultados serão alcançados a médio e longo prazo e a soma de esforços garantirá o sucesso da atividade”, avalia.
Este é o segundo ano de ações para chegar ao objetivo proposto que é possibilitar o aumento da oferta de matéria prima e incrementar a renda para a agricultura familiar. Neste ano, foram adquiridas e distribuídas 1.441 mudas frutíferas para 21 propriedades da agricultura familiar de Santo Ângelo. O montante total investido pelo Município foi de R$ 21.465,00 além dos serviços de máquinas.
As atividades realizadas contam com a parceria da Emater/RS-Ascar de Santo Ângelo, Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdasa) e Curso de Agronomia da URI Santo Ângelo, por meio da coordenadora Giselda Guisleni, professores e bolsistas.
ORIENTAÇÕES
Na terça-feira, 7, foi realizada mais uma reunião para repasse de orientações técnicas. Na oportunidade, o engenheiro florestal e professor de fruticultura da URI Santo Ângelo, João Guilherme Ghisleni Frank, transmitiu orientações técnicas importantes para obter maior rendimento com a instalação dos pomares. “A produção de frutas tem um potencial muito grande, pois o mercado consumidor é amplo, o rendimento por área é maior que outras culturas, se aplica muito bem para pequenas propriedades e abre possibilidades de criação de agroindústrias para agregação de valor”, observou.
Na sequência da rodada de conversas foi feita uma visita à propriedade de André de Lima Machado, na localidade da Barca dos Gabriel, onde foi implementado um pomar com cem mudas de citros. As mudas contam com irrigação e adubação adequadas e conforme André, “o investimento e incentivo que eu recebi, se fosse fazer por conta, não teria condições financeiras. A minha parte agora é cuidar para ter as frutíferas produzindo em breve”.
Fotos: Divulgação