Secretaria de Desenvolvimento Rural promove curso de boas práticas de fabricação de alimentos

  • A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) está promovendo curso para a fabricação de alimentos de origem animal.

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 10/11/2023 às 10:59   |   Imprimir

São 40 horas/aula com 16 alunos, entre eles os responsáveis técnicos dos supermercados Cripy e Weinert, açougueiros dos supermercados Mattana, Cripy e São Luiz, a veterinária responsável pelo controle de qualidade do Embutidos Buriti e seis responsáveis pelo rancho do Depósito de Subsistência do Exército Brasileiro.
O curso está ligado ao Sistema de Inspeção Municipal (SIM), mantido pelo Município e coordenado pelo veterinário Ântoni Sartori e que atua na ficalização dos estabelecimentos que processam alimentos de origem animal.
O secretário Álvaro Uggeri Rodrigues salienta que a intenção é proporcionar mais conhecimentos aos reponsáveis pelas agroindústrias e manipuladores de alimentos. A promoção é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
As boas práticas de fabricação de alimentos são procedimentos que devem ser adotados pelas agroindústrias a fim de garantir a qualidade dos alimentos produzidos, comercializados em conformidade com a legislação sanitária e o que é determinado pela Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) através da RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Trata-se de um conjunto de práticas de higiene que devem ser obedecidas por pessoas que atuam na área de alimentos, e envolvem desde a escolha e compra de matérias primas e equipamentos para o preparo do alimento até a venda para o consumidor
Para o instrutor do curso, Gaspar Scheid, o curso traz uma série de informações para a correta implantação das boas práticas. “As pessoas que manipulam os alimentos devem ter a capacidade de entender os porquês da realização das boas práticas para que seja oferecida a devida segurança alimentar ao consumidor final”. Segundo ele, a aplicação dos conhecimentos na área de manipulação de alimentos diminui consideravelmente o perigo de contaminação e misturas inapropriadas nos alimentos; assegura a qualidade dos processos e das atividades; garante a boa reputação da empresa e demonstra a preocupação com a saúde do consumidor.
Lorenzo Peccin Marques da Silva é um dos seis participantes pelo Depósito de Subsistência e ressalta que é muito importante ter conhecimento mais específico sobre a manipulação dos alimentos. “Estamos aprendendo as melhores formas sobre os cuidados com os alimentos, a forma de recepção, estocagem e manipulação para que possamos oferecer maior segurança alimentar desde a chegada dos alimentos até as refeições”.
A técnica em Agropecuária e fiscal do Serviço de Inspeção Municipal, Andressa Teloeken Hunger ressalta que “quanto melhor a compreensão dos manipuladores maior é a probabilidade da produção de um alimento de excelência, isso valoriza o estabelecimento e o consumidor pois reduz falhas na cadeia produtiva”.
Fotos: Divulgação