Programa de Assistência Técnica e Gerencial para Grãos promove o primeiro encontro

  • O chamado Programa ATeG-Grãos foi implementado via parcerias formalizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e é promovido pelo SENAR gratuitamente

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 06/12/2023 às 08:40   |   Imprimir

Com o objetivo de proporcionar maiores conhecimentos e acompanhamento gerencial na produção de grãos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) de Santo Ângelo juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais promoveram uma reunião na manhã de terça-feira (5).
Na oportunidade, foi apresentado o técnico de Campo, agrônomo Marlon Ferrazza, que terá a incumbência de implantar as ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial para Grãos (ATeG) para os agricultores que se inscreveram.
O ATeG – Grãos é um dos programas de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR-RS que, neste caso, será voltado para a lavoura de grãos. O agricultor que se dispõe a participar do programa vai conhecer novas ferramentas que poderão ajudar no gerenciamento das lavouras. Com as orientações do técnico de campo é possível aprimorar a tomada de decisão a fim de tornar a produção mais eficiente e lucrativa. “O objetivo é oferecer transferência de tecnologia e melhores práticas de gestão através de visitas em cada propriedade, de forma individualizada, com o intuito de melhorar a renda do produtor”, diz Marlon.
O diretor da SDR, agrônomo Álvaro Uggeri Rodrigues, afirma que parcerias foram buscadas em nível local para implantar o programa pois cada safra representa um desafio e exige decisões conscientes sobre a condução das lavouras. “Se pudermos contribuir para a elevação da produtividade e diminuição do custo de produção será em benefício de todos”, afirma.
As visitas terão início em breve, por meio de agendamento prévio, sendo que o primeiro passo será um diagnóstico da área a ser acompanhada. A tecnologia estará à disposição dos agricultores através da utilização de um software específico que apontará quais os melhores caminhos a seguir.
Caso algum agricultor ainda quiser se inscrever poderá fazer um contato direto na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural através do telefone 3312-0163.
Fotos: Divulgação