PAA destinará R$ 481 mil para Santo Ângelo

  • Programa foi retomado pelo Governo Federal e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural promoverá o cadastramento dos agricultores familiares

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 22/01/2024 às 10:34   |   Imprimir

O Governo Federal retomou as ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produtos da agricultura familiar. Diante disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) já está trabalhando para que produtores locais se beneficiem da iniciativa.
Neste ano, o PAA destinará R$ 481.280,30 para Santo Ângelo. Na quinta-feira da próxima semana, dia 1º de fevereiro, a SDR promoverá uma reunião para cadastramento dos produtores no programa. A reunião será realizada no Espaço Gastronômico do Pavilhão da Agricultura Familiar da Avenida Venâncio Aires, com início às 14 horas.
Diomar Formenton, coordenador do PAA em Santo Ângelo, afirma que a última edição do programa, ainda em plena pandemia, abrangeu 83 agricultores. Lembra ainda que o PAA foi iniciado em Santo Ângelo em 2009.
O Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede de assistência social, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Além disso, o PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.
São mais de 70 produtos que podem ser fornecidos ao Programa, oriundos das agroindústrias e agricultura familiar, como pães, cucas, bolachas, embutidos, massas, melado, sucos de uva e laranja, geleias, alface, repolho, bergamota, laranja, moranga, abóbora, milho verde e muitos outros.
“Na reunião, a equipe técnica fará o cadastro dos agricultores e os respectivos produtos que eles produzem. A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) está sendo substituída pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e deve estar atualizado. Portanto, é importante observar a data de vencimento”, alerta Diomar.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes