Programa de fruticultura promove capacitação

  • Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, contou com a participação de 24 produtores.
     

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 23/05/2024 às 20:50   |   Imprimir

Dentro das ações que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) promove para a diversificação de renda no meio rural está o Programa de Fruticultura. Na quarta-feira (22) foi realizada mais uma etapa com a capacitação de 24 produtores. A ação foi realizada na propriedade de Heinz Zappe, na localidade de Rincão dos Mendes.
O filho de Heinz e engenheiro-agrônomo, Ércio Zappe fez um relato do histórico da propriedade, que foi adquirida em 1979. Contou que a propriedade possui uma área total de 18 hectares e que a fruticultura foi implementada em 2013, tendo como foco principal a produção de laranja umbigo de mesa. Dos 18 hectares, seis são destinados ao cultivo da fruta. Na párea, com um hectare, a família produz uva das variedades bordô, niágara rosa e branca e francesa, destinadas ao comércio para o consumo de mesa, produção de vinho, suco e geleia. Ainda é produzida a bergamota ponkan, brócolis e repolho, para venda no comércio local.
CAPACITAÇÃO
Na capacitação foram abordados vários manejos gerais de fruticultura. O produtor mostrou o pomar e seus maquinários para os inscritos no Programa e explicou sobre manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, plantio, abertura de berços, declividade, adubação, aplicação de defensivos agrícolas, colheita, desafios de produção e falou ainda de aspectos comerciais do escoamento de produção.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Diomar Formenton, destacou que este é o terceiro ano do Programa Municipal de Fruticultura. Em 2022, foram entregues 830 mudas frutíferas e no ano passado mais 1.441 mudas. “Para este ano está previstoaa entrega de 1.694 mudas aos 24 produtores, somando um total de 3.965 mudas entregues pelo Programa desde o seu início”. As mudas estão em fase de licitação e devem chegar entre junho e julho.
Diomar acrescenta que o objetivo do Programa é aumentar a oferta de matéria-prima para as agroindústrias do interior do município, além de proporcionar aos agricultores uma boa alternativa de renda.
Participaram da capacitação, o técnico em Agropecuária da SDR, Gabriel Froes e os engenheiros agrônomos da Emater, Álvaro Uggeri Rodrigues e Márcia Dezen.
Fotos: SDR/ Divulgação