Programa de Aquisição de Alimentos beneficia mais de 70 produtores em Santo Ângelo

Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e garantir o acesso à alimentação de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de Santo Ângelo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, viabiliza as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

Através do PAA, o governo adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar e os doa a organizações socioassistenciais. Já a Prefeitura é responsável pela execução do programa no município. “Nosso papel é realizar o planejamento das entregas, lançamento das notas fiscais e distribuição para cada entidade”, explica o técnico em Agropecuária da secretaria, Gabriel Froes.

As entregas acontecem semanalmente, todas as quartas-feiras, no Parque de Exposições Siegfried Ritter. Ao todo, 76 produtores são cadastrados para fornecer os alimentos, como melancias, abóboras, alfaces, cucas e pães, e 13 instituições são beneficiadas: APAE, Banco Municipal de Alimentos, CAPS AD, CAPS II, CAPS Infância e Juventude, Cededica, Centro de Acolhimento Martinho Lutero, Cozinha Comunitária, Lar da Menina, Lar de Idosos Isabel, Lar de Idosos Suzana, Retiro de Idosos Universina e SOS Vida.

O produtor Aldair de Jesus, da Agroindústria Nutifruti, destacou a relevância do programa no fomento da renda dos agricultores e para a economia local. “Como compramos a matéria-prima de outros produtores, o PAA gera um ciclo de renda para o município, beneficiando toda a economia local. Então além de aumentar nosso faturamento, a cidade também ganha com isso”, afirmou.

Para as entidades socioassistenciais, o impacto é igualmente significativo. “A importância do programa para nossos usuários, que estão em situação de vulnerabilidade social, é imensa. Quando eles chegam na nossa instituição, essas refeições são fundamentais para a recuperação deles”, ressaltou Elisete Rodrigues, representante do CAPS AD.