Operadores de máquinas pesadas recebem curso de capacitação

  • Resultados esperados são a qualificação na prestação de serviços, a redução de custos com manutenção e combustível, e preservação da saúde do trabalha

    Assunto: Capacitação  |   Publicado em: 31/05/2017 às 14:33   |   Imprimir

Servidores da Prefeitura de Santo Ângelo que operam máquinas pesadas receberam nesta semana, curso de capacitação com a finalidade de qualificação profissional para a prestação de serviços e foco na redução de custos de manutenção do maquinário do município. Além disso, explica a técnica em segurança do trabalho, Leandra Copetti Sisti, vinculada à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o curso ofereceu dinâmicas para o servidor, tendo como pano de fundo a segurança no trabalho e a saúde. “A saúde e a segurança têm a ver com a forma que ele se comporta no trabalho”, assinalou. 
O curso foi ministrado pelo instrutor Luís Renato da Rocha Santos, profissional com mais de 15 anos de experiência com máquinas pesadas e instrutor há quatro anos. Santos relatou que os trabalhadores receberam aperfeiçoamento técnico na operação do maquinário e que trarão como resultados imediatos aos cofres públicos, a redução nos custos de manutenção dos equipamentos e no consumo de combustível. 
No total 24 servidores das secretarias municipais de Obras, dos Transportes, da Agricultura e do Meio Ambiente realizaram o curso, com carga horária de 24 horas. Na parte teórica, os operadores receberam orientações sobre as normas que regulam o trabalho quanto à segurança, manuseio, manutenção e economia. Na aula prática, realizada no pátio da Secretaria Municipal de Obras, na terça-feira, 30, mesmo sob forte chuva, foram analisados os reflexos dos operadores para uma avaliação comportamental e oferta de suporte técnico aos trabalhadores. 
A qualificação dos servidores encerrou nesta quinta-feira, 31, em reunião com os operadores de máquinas e secretários municipais e chefes de departamento. O objetivo, informou Leandra, foi repassar aos chefes de equipes, a avaliação dos servidores para, em conjunto, buscar aprimorar os serviços prestados pelos operadores. 
DEPOIMENTOS
A qualificação dos servidores públicos municipais é uma das prioridades do Governo de Inovação, com o objetivo de qualificar a prestação de serviços à população santo-angelense. De acordo com depoimentos de servidores com mais de 27 anos de prefeitura, este foi o primeiro curso oferecido pelo Município com uma plataforma ampla e que trará resultados no desempenho dos serviços.
Para Alderi Sarates Dias o curso foi importante para o aperfeiçoamento do trabalho que ele desempenha a 28 anos operando máquinas do município. “É a primeira vez que recebemos um curso com tamanha abrangência. Antes, um que outro treinamento. Foi muito bom. Muitas coisas aparentemente simples, mas que não tínhamos como prática. Cada vez se aprende mais”, disse.
Já Mauro Cunegatto, com 27 anos de “casa” e 20 operando máquinas pesadas, disse que ainda não havia recebido um curso neste formato. “Foi bastante proveitoso. Um operador profissional está sempre pronto a aprender mais. As máquinas estão se modernizando e precisamos acompanhar esta evolução”, afirmou.

Fotos: Fernando Gomes