Visita leva público a empreendimentos inovadores de Santo Ângelo

  • Grupo visitou ambientes como a Cluster 8 – Coworking, a Incubadora URInova e o Parque Tecnológico TecnoURI Missões

    Assunto: Capacitação  |   Publicado em: 27/08/2018 às 15:46   |   Imprimir

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou na sexta-feira, 24, uma visita técnica aos ambientes de inovação de Santo Ângelo. O passeio foi gratuito e aberto ao público. Os inscritos visitaram a Cluster 8 – Coworking, a Incubadora URInova e o Parque Tecnológico TecnoURI Missões. O prefeito Jacques Barbosa e o vice-prefeito Bruno Hesse acompanharam a primeira etapa da visitação. 
Segundo o secretário de Planejamento, Jorge Tonetto, durante os dois workshops realizados por Walker Massa e Carlos Eduardo Aranha foi falado muito sobre ambientes de inovação e os participantes não conheciam estes lugares pessoalmente. “Com o apoio das entidades de classe e das instituições de ensino técnico e superior, organizamos visitas para que quem participou das palestras e para aqueles que tinham a curiosidade em saber como estes espaços funcionam”, explica Tonetto. 
CLUSTER 8
A Cluster 8 foi a primeira parada do grupo, o local foi inaugurado em maio deste ano e está localizado na Rua Andradas, 964, e a visita foi guiada por Isabela Nogara. O espaço oferece ambientes de trabalho para todos os tipos de profissionais, com estações individuais, salas privativas e de reunião. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e à tarde das 13h30min às 18 horas de segunda a sexta-feira. 
De acordo com Isabela, a Cluster 8 tem como objetivo reunir no mesmo espaço de trabalho profissionais de diversas áreas para que eles troquem experiências e até mesmo façam negócios juntos. O coworking já é conhecido nas grandes cidades e no interior ele vem crescendo gradativamente, mas a equipe da Cluster está satisfeita com a procura por aluguel dos espaços. 
O prefeito Jacques Barbosa vem acompanhando coworkings de Porto Alegre e destacou a importância de parcerias empreendedoras. “Quando assumimos a administração municipal escolhemos o slogan Governo de Inovação, justamente para trazer esse cenário favorável ao empreendedorismo na área de inovação e tecnologia. Estamos buscando criar um cenário favorável para o empreendedor junto com as entidades de classe e instituições de ensino”, declarou Jacques. 
URINOVA
Na Incubadora Urinova a visita foi guiada pelo gestor, Carlos Oberdan Rolim, que mostrou ao grupo as instalações ocupadas pelas empresas incubadas e explicou como elas funcionam. O principal objetivo da Urinova é impulsionar e apoiar empreendimentos inovadores na área da tecnologia. 
Conforme Rolim, atualmente três empresas estão incubadas todas ligadas à tecnologia. “Para ser incubada a empresa precisa participar do edital, ter tecnologia integrada ao seu negócio e algum integrante tem que ter vínculo com a URI. Os escolhidos pagam um valor mensal que dá o direito de usar uma sala individual; sala pré-incubação; banheiros com acessibilidade; secretária; almoxarifado; internet; telefone; fotocópia; segurança; limpeza; auditório e biblioteca no próprio campus durante o período de dois anos”, explicou.
Após o período de dois anos de incubação a empresa pode se instalar no Parque Tecnológico Tecno Uri Missões que foi inaugurado em março deste ano. O gestor Rômulo Madrid de Mello apresentou ao grupo todas as instalações do local e explicou que o parque recebe empresas já constituídas e que querem desenvolver pesquisa científica ou tecnológica.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Fernando Gomes