Governo de Inovação debate cidades inteligentes

  • Encontro foi ministrado pelo vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, Carlos Frees, que explicou sobre projetos e financi

    Assunto: Capacitação  |   Publicado em: 24/04/2019 às 16:09   |   Imprimir

O prefeito Jacques Barbosa, os secretários municipais e os representantes das pastas participaram na terça-feira, 23, de uma reunião com o vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH), Carlos Vinicius Frees. O encontro faz parte de uma agenda que a Rede está realizando no Rio Grande do Sul, onde os presentes no auditório da Secretaria de Educação puderam conhecer o conceito de cidades inteligentes e o que é necessário para implantar este projeto no município. 
Para iniciar o debate, o prefeito Jacques explicou quais ações o município já está desenvolvendo para criar um ambiente favorável para a inovação. “Nós estamos buscando preparar Santo Ângelo para receber as mudanças que estão ocorrendo no mundo. Com o apoio da sociedade criamos o Programa Inova, a partir dele, outros eixos de inovação e tecnologia começaram a surgir, o que fez com que mais pessoas da comunidade se envolvessem para ajudar”, explanou. 
Carlos Frees explicou que cidades inteligentes são aquelas que utilizam a tecnologia visando promover o bem estar da população, o crescimento econômico, e junto disso, melhorar a sustentabilidade. “Uma cidade inteligente busca fomentar a geração de emprego, fortalecer ecossistemas produtivos e de negócios, e também um maior envolvimento da sociedade civil na administração, gerando assim, um grau elevado de satisfação e mais eficácia do governo”, explicou. 
Fress parabenizou Santo Ângelo pelas iniciativas inovadoras realizadas a partir do Programa Inova “Para uma cidade com menos de 100 mil habitantes, tornar-se referência em inovação é um marco importante”, pontuou. Carlos também explicou como são realizados os financiamentos para os projetos.

Texto: Isabelle Luft
Fotos: Fernando Gomes