Santo Ângelo no ritmo do 1º Startup Weekend Santo Ângelo

  • Evento foi aberto oficialmente pelo prefeito Jacques Barbosa na noite da sexta-feira, 25, no auditório da Acisa Missões

    Assunto: Capacitação  |   Publicado em: 29/10/2019 às 08:10   |   Imprimir

Pela primeira vez na Capital das Missões, teve início na noite da sexta-feira, 25, com o auditório da ACISA Missões completamente lotado, o Startup Weekend Santo Ângelo, evento de imersão com 54 horas de empreendedorismo prático, o qual utiliza metodologia desafiadora para auxiliar no aprendizado de conceitos usados por startups, o modelo de negócio que mais cresce nos últimos anos em todo o mundo.
Trata-se de um evento da TechStars Global que traz aos participantes o melhor método para inovar e ajudar a descobrir se as ideias de projetos ou negócios darão certo. Uma equipe de 11 mentores participa do evento aconselhando as equipes durante o Startup Weekend Santo Ângelo.
Na abertura do evento, o prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, salientou a satisfação do município poder sediar um evento de fundamental importância e de nível estadual de grande porte. “Eu gosto deste ambiente de inovação. Não é um projeto exclusivo do Governo Municipal, e sim de todos, um projeto da nossa cidade. As empresas e as pessoas participam deste ideal de criação de startups que gerarão novas empresas e renda em um campo de negócios imenso pela frente. É gratificante ver todos aqui reunidos pelo mesmo objetivo, onde certamente os obstáculos serão pequenos diante de diversas novas ideais”, disse.
De acordo com a coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo, Helenice Reis, trata-se de uma rede incrível de negócios e uma ótima oportunidade de aprendizagem. “O evento é um fórum de colaboração para aprender, compartilhar, construir sobre negócios. O objetivo é incentivar os empreendedores da Região Noroeste/Missões a atuarem no setor de inovação e tecnologia.
O Startup Weekend Santo Ângelo tem como objetivo proporcionar inúmeros eventos simultâneos de empreendedorismo prático, através dos quais são fomentadas ideias de inovação, dando oportunidade a empreendedores, investidores, desenvolvedores, designers, profissionais de marketing e entusiastas de compartilhar, maturar e validar suas ideias, formar times e criar startups.
Será um fim de semana intenso. Na primeira noite, na sexta-feira, 25, ocorreram palestras, os pitches de um minuto sobre novas ideais, votação sobre as ideias apresentadas e a formação dos times para o Startup Weekend. No sábado, dia 26, as equipes trabalharão na construção da solução, depois o teste de mercado, observando se o produto da equipe despertará o interesse no público consumidor. Finalmente, no domingo, dia 27, as startups montadas durante o Startup Weekend serão submetidas a uma banca avaliadora formada por representantes de grandes empresas, aceleradoras e investidores. “Com o time formado e a ideia definida é hora de botar o projeto no papel e logo tirar. Com a ajuda dos mentores, vocês irão definir o modelo de negócio da startup e entender qual público atingir para que seja possível validar a ideia com clientes reais”, explica Helenice Reis.
Os mentores: Aline de Campos, Carla Lisiane de Oliveira Castanho, Diego Gazaro, Dreyson Queiroz Martins, Felipe Guedes da Luz, Gláuber Guilherme Signori, Gustavo Canova de Quadros, Patrícia Lazzarotti Garcia, Ana Homem, Tatiana Ximenes e Fernando Posser Pinheiro.
Os organizadores do Startup Weekend: Helenice Reis, Thaís de Souza, Carlos Oberdan Rolim, Evertom Dewes, Talitha Comaru, Felipe Freitas, Bruna Adams, Ricardo Denti Junior, Camila Dglioumini e Vinícius Bairros.

Colaborou: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Fernando Gomes e Rodrigo Bergsleithner