Anunciados os vencedores do 1º Startup Weekend Santo Ângelo

  • O primeiro colocado foi o projeto “Trip City”, uma plataforma de informações turísticas. Evento pioneiro no município reuniu 80 participantes

    Assunto: Capacitação  |   Publicado em: 29/10/2019 às 08:39   |   Imprimir

Após 54 horas de empreendedorismo prático, foram conhecidos os vencedores do 1º Startup Weekend Santo Ângelo, realizado no auditório da Acisa Missões desde o final da tarde da última sexta-feira, 25. O evento, realizado pela TechStars Global, tem o apoio do Governo Municipal, por meio do Programa Inova Santo Ângelo e da Zona de Inovação Criativa e Sustentável de Santo Ângelo (ZISSAN).
Pela primeira vez realizado na Capital das Missões, o Startup Weekend Santo Ângelo reuniu a criação de 10 ideias de negócios e projetos desde o primeiro dia, quando foram separados em grupos os mais de 80 participantes.
O primeiro colocado foi o projeto “Trip City”, uma plataforma de informações turísticas diferenciada, que permite aos usuários a interatividade entre turistas e empreendedores dos locais visitados. O segundo lugar foi o ideal “Anjo do Guarda”, um plataforma digital com serviços e informações fundamentais para a contratação de babás por meio de um aplicativo. O terceiro colocado foi o projeto “Bug Box”, uma plataforma para o incentivo à leitura e a distribuição de livros. A menção honrosa foi destinada ao projeto “WVis”.
No primeiro dia do evento, foram apresentadas as ideias, votação sobre as mesmas e a formação dos times. No sábado, 26, as 10 equipes formadas trabalharam na construção da solução do projeto, com testes de mercado e debatendo sobre o interesse do público consumidor. No último dia, no domingo, 27, as startups montadas foram conhecidas pela banca julgadora e todos os grupos tiveram quatro minutos para apresentar o projeto.
A banda julgadora do Startup Weekend Santo Ângelo foi formada por Ricardo Costa (sócio e diretor técnico da Sphinx), Carlos Eduardo Aranha (presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação – REGINP), César Perrenoud (gestor de Inovação do Grupo Ouro e Prata) e Katiuscia Schroer (co-founder na Atendare).
De acordo com o voluntário da TechStars, Eduardo Pitol, o responsável por comandar o Startup Weekend Santo Ângelo em 54 horas, este primeiro evento na capital missioneira foi surpreendente. “Estou surpreso com os resultados e muito contente com a organização perfeita deste evento em Santo Ângelo. O que me surpreendeu foi à rapidez na capacitação e qualidade das ideias apresentadas em tão curto espaço”, disse.
Segundo a coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo, Helenice Reis, foram três dias incríveis e de ideias de startups fantásticas. “Foi um fórum fantástico de construção e compartilhamento de ideais. Certamente, o primeiro de muitos que virão”, disse.
Mentoria e organização
Os mentores: Aline de Campos, Carla Lisiane de Oliveira Castanho, Diego Gazaro, Dreyson Queiroz Martins, Felipe Guedes da Luz, Gláuber Guilherme Signori, Gustavo Canova de Quadros, Patrícia Lazzarotti Garcia, Ana Homem, Tatiana Ximenes e Fernando Posser Pinheiro.
Os organizadores do Startup Weekend: Helenice Reis, Thaís de Souza, Carlos Oberdan Rolim, Everton Dewes, Talitha Comaru, Felipe Freitas, Bruna Adams, Ricardo Denti Junior, Camila Deglioumini e Vinícius Bairros.

Colaborou: Rodrigo Bergsleithner – texto/fotos