Com integração de dados, Prefeitura quer agilizar serviços para a população

  • Processo Eletrônico foi lançado nesta sexta-feira (2) com objetivo de reduzir a burocracia e proporcionar trâmites mais ágeis

    Assunto: Capacitação  |   Publicado em: 02/07/2021 às 14:08   |   Imprimir

O Governo Municipal de Santo Ângelo quer tornar mais fácil e rápido os trâmites internos e a obtenção de serviços e ações por parte da comunidade. Por isso, lançou nesta sexta-feira (2), o programa de Processo Eletrônico, prevendo a integração total das secretarias e órgãos do Município.

Além da agilidade, a ideia é usar a ferramenta para reduzir a burocracia e dar agilidade em ações como o fornecimento de alvarás e licenças ambientais.

Secretários municipais, diretores de departamentos e coordenadorias reuniram-se nesta sexta-feira (2) no auditório do Centro Municipal de Cultura com a direção da empresa Abase Sistemas e Soluções, que atende a Prefeitura de Santo Ângelo nessa questão. “Nossa proposta é de avançar na oferta de serviços com mais agilidade e simplificação dos processos”, avaliou o prefeito Jacques Barbosa.

DIGITALIZAÇÃO

O secretário municipal de Gestão de Finanças, Luís Alberto Voese, lembrou que a digitalização dos processos, eliminando os trâmites em papel, vai proporcionar não apenas mais agilidade para o trabalho dos servidores, mas beneficiar diretamente os cidadãos. “Quando o sistema estiver operando a pleno, as solicitações de serviços poderão ser feitas pelo cidadão de qualquer dispositivo conectado à internet”, assinalou.

O assessor especial de Orçamento, Finanças e Transparência do Governo Municipal, Eliseu Morin, falou sobre os passos do programa e o diretor comercial da Abase, Marcos Hendges, detalhou as ferramentas que serão utilizadas. Num segundo passo, os servidores de cada secretaria e órgão municipal passarão por treinamento sobre o sistema.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes