Dia de Campo na Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar na FENAMILHO

  • Presidente da feira, Bruno Hesse, destacou a importância e defendeu políticas públicas para o aumento da produtividade do milho em nossa região

    Assunto: Fenamilho  |   Publicado em: 29/04/2019 às 15:00   |   Imprimir

Caracterizada pela diversidade de atrações, a 19ª FENAMILHO Internacional traz em sua programação uma ampla variedade de atividades. Na área voltada para a agricultura e agropecuária, destaque para Dia do Campo na Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar que ocorreu na manhã desta segunda-feira, 29, na Casa da Emater no Parque de Exposições Siegfried Ritter, com a participação de extensionistas da equipe municipal, gerência e assistentes técnicos da Emater /RS – Ascar, além de professores, estudantes e agricultores de Santo Ângelo e demais municípios da região. 
Na área da Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar há uma casa onde é demonstrado, diariamente, o embelezamento de arredores e saneamento básico, o Programa Regional de Segurança e Soberania Alimentar e o processamento artesanal de milho e derivados. No local, acontece a exposição de produtos comercializados pelas agroindústrias familiares do município. 
Na abertura do evento, o vice-prefeito Bruno Hesse, presidente da 19ª FENAMILHO Internacional, salientou a importância ímpar da Mostra Tecnológica para o município e a realidade na produção regional do milho. “A Mostra Tecnológica neste Dia do Campo da Emater tem fundamental importância para a nossa FENAMILHO e ao nosso município, com a expectativa de incentivar o agronegócio e o fomento das políticas públicas para o aumento da produtividade do milho em nossa região. Ressaltamos, também, a parceria realizada com a empresa Ouro e Prata, que colocou ônibus à disposição para o transporte de estudantes de seis municípios da região para comparecerem hoje no evento”, disse.
De acordo com o chefe do Escritório da Emater /RS – Ascar de Santo Ângelo, Álvaro Uggeri Rodrigues, a Mostra Tecnológica exibe temáticas que resumem parte do trabalho apresentado pela Emater. “São apresentados o trabalho da Apicultura, Gado Leiteiro, Produção de hortaliças semihidropônicas, manejo de solo, armazenagem de grãos, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, captação e utilização de energia solar e o setor de culinária, que desenvolve pratos essencialmente a base do milho. Além de uma exposição sobre os Jogos Rurais Sol a Sol, que neste ano completa 35 anos, na edição que ocorre em agosto no Lajeado do Cerne”, explica. 
A área ocupada pela Emater no Parque de Exposições completa 14 anos nesta 19ª FENAMILHO Internacional, conforme relembra o coordenador da Comissão da Agricultura da FENAMILHO, Diomar Lino Formenton. “Conquistamos este espaço no ano de 2005, e desde aquela edição a Emater tem a oportunidade de demonstrar o seu trabalho como, por exemplo, aqui hoje exibido com a apresentação de novas tecnologias e a diminuição da penosidade nas diferentes técnicas de plantio e cuidados com o solo”, relata. 
A Mostra Tecnológica neste Dia do Campo da Emater contou com a participação de professores e acadêmicos da URI Santo Ângelo, Instituto Federal Farroupilha (Iffar), além de agricultores de sete municípios da região missioneira. Entre os presentes no evento, o deputado estadual Eduardo Debacco Loureiro e o supervisor regional da Emater, Rubem Tesche.

Fotos: Fernando Gomes
Colaborou: Rodrigo Bergsleithner