Pavilhão da Inovação apresenta projetos à Comissão da Fenamilho

  • Espaço na área central do parque de exposições reúne inovação e tecnologia, aberto à visitação do público até o dia 30, com atrações diferenciadas diariamente

    Assunto: Fenamilho  |   Publicado em: 25/04/2023 às 08:53   |   Imprimir

O Pavilhão da Inovação, instalado na 20ª Fenamilho Internacional, em área central do Parque de Exposições Siegfried Ritter, tem várias atrações, entre projetos e programas de inovações tecnológicas voltadas ao empreendedorismo, reunindo sete expositores que representam instituições de ensino, empresas de tecnologia e Startups na área interna e externa. O espaço está à disposição dos visitantes até o dia 30, sempre com uma atração inovadora diária.
A coordenadora do Pavilhão da Inovação, a gestora do Programa Inova Santo Ângelo, Daniele Schneider, recepcionou na tarde desta segunda-feira, 24, o presidente da Fenamilho, Luís Alberto Voese, o vice-presidente José Nilton Oliveira e as soberanas da feira, Rainha Isadora Furian Taborda e as princesas Fernanda Rafaela de França e Júlia Sandri Peyrot, em visita aos estandes.
Entre os trabalhos apresentados à comitiva, o “Projeto Meninas Digitais” idealizado pela URI Campus Santo Ângelo com alunas das escolas estaduais da região; os projetos de acadêmicos do Curso de Engenharia Elétrica da URI Campus Santo Ângelo como a bicicleta geradora de energia elétrica, impressão 3D e o robô humanoide Inmoove, em fase final de construção e que deverá “ganhar vida” em breve; e os programas inovadores do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo. No estande do IFFar, o presidente testou óculos de realidade aumentada.
A comitiva liderada pelo presidente da Fenamilho também esteve conhecendo a Startup Nuvera – www.nuvera.com.br –, especializada em desenvolver soluções tecnológicas para a gestão de empresas e que trouxe para a feira programa baseado em modelo de gestão estratégica de instituições financeiras; e ABase Sistemas, inovação e tecnologia para a gestão municipal.
Na área externa do pavilhão, os convidados conheceram a Natureza da Inovação, com cinco árvores representando os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. As árvores das conexões, como são chamadas, foi feita pelos acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI, disciplina de Design e Comunicação Visual, e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes