Palestras abordaram as atribuições do MPT e o trabalho análogo à escravidão

  • Temas em evidências na área do trabalho estiveram em destaque no quarto dia da 20ª Fenamilho Internacional de Santo Ângelo

    Assunto: Fenamilho  |   Publicado em: 26/04/2023 às 08:14   |   Imprimir

O auditório Iglenho Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, durante a programação da 20ª Fenamilho Internacional, foi palco de palestras que abordaram as atribuições do Ministério Público do Trabalho e o trabalho análogo à escravidão, tema em evidência depois de uma série de fatos registrados no Rio Grande do Sul, especialmente na serra gaúcha e na fronteira oeste, que ganharão repercussão nacional.
Palestraram Marco Aurélio Gomes Cordeiro da Cunha, procurador do Ministério Público do Trabalho e o mestre em Direito, Valdir Garcia Alfaro, professor do Direito do Trabalho da URI Santo Ângelo, sendo recepcionados e saudados pelo presidente da 20ª Fenamilho, Luís Alberto Voese; Berenice Wbatuba, diretora do Campus da URI Santo Ângelo; José Lauri Bueno de Jesus, diretor-geral do Complexo Cenecista de Santo Ângelo; Luciana Meirelles Corrêa, presidente da OAB local; José Nilton Oliveira, vice-presidente da feira; Augusto Motta, assessor jurídico da feira; Laurindo Nikititz, presidente do Sindicato Rural e as cortes da Fenamilho Rainha Isadora Furian Taborda, Fernanda Rafaela de França e Júlia Sandri Peyrot; e do Sesquicentenário de Santo Ângelo: Rainha Sandy Couto, Milena Jardim e Gabriela Severo.
Na saudação aos palestrantes, Voese destacou a importância dos temas em pauta, aos quais considerou atuais e fundamentais para o aprimoramento do conhecimento dos profissionais da área do Direito e dos acadêmicos do curso da URI Santo Ângelo, que presenciaram o evento.
O promotor federal Marco Aurélio Gomes Cordeiro da Cunha discorreu sobre o papel do Ministério Público do Trabalho na concretização da Constituição e da defesa dos direitos sociais. Já o professor Alfaro, abordou a humanização das relações do trabalho, as normas de saúde e proteção e o trabalho análogo à condição de escravo.
PREVIDÊNCIA
Nesta terça-feira, 25, às 19h30min, no auditório Iglenho Burtet, as atualizações previdenciárias estarão sendo tema de palestra. O tema será tratado pelos advogados Darcione Spolaor e Felipe Bordin da Silveira.
 
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes