20ª Fenamilho teve lançamento de livro histórico

  • A obra literária “Santo Ângelo na República dos Coronéis: de vila a cidade (1889-1930)”, foi lançada no estande do Turismo do Estado e da AMM

    Assunto: Fenamilho  |   Publicado em: 03/05/2023 às 15:24   |   Imprimir

A 20ª Fenamilho Internacional, realizada no período de 21 a 30 de abril, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo, entre as suas mais de 70 atrações culturais apresentadas, teve o lançamento do segundo livro sobre as Missões, do mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria, o historiador Marcus Vinícius da Costa.
A obra “Santo Ângelo na República dos Coronéis: de vila a cidade (1889-1930)”, teve seu lançamento no estande compartilhado da Secretaria de Estado do Turismo e da Associação dos Municípios das Missões (AMM), com a presença do presidente da 20ª Fenamilho Internacional, Luís Alberto Voese, da corte da feira, Rainha Isadora Furian Taborda e princesas Fernanda Rafaela de França e Júlia Sandri Peyrot; do chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi, representando o prefeito Jacques Barbosa; e do vereador Gilberto Corazza e de agentes de turismo locais.
“A vila, a cidade, o município e o poder. Um dos grandes objetivos foi compreender e narrar a cidade de Santo Ângelo na primeira república, como ela foi se modificando, se transformando na cidade que é hoje. Uma das características da mudança é justamente a transformação do poder. De um poder autoritário e, muitas vezes, violento, para um poder mais aberto e democrático”, pontuou o autor, natural de São Luiz Gonzaga, mas que passou boa parte de sua vida em Santo Ângelo, para veio com a família, aos sete anos. “O livro é, também, uma homenagem ao sesquicentenário de Santo Ângelo”, afirmou.
Segundo Marcus, doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, o livro é fruto de mais de 20 anos de pesquisas e estudos sobre o coronelismo enquanto sistema político em Santo Ângelo. “É um trabalho que reflete a minha visão como missioneiro”, concluiu.
As manifestações do presidente Voese, da Rainha Isadora e do vereador Corazza seguiram na mesma direção, de que a Fenamilho Internacional, no ano do Sesquicentenário de Santo Ângelo, foi o palco ideal para o lançamento da obra. “Um evento que fortalece os três pilares; educação, valorização da história e da cultura”, disse Isadora.
ONDE COMPRAR
O livro “Santo Ângelo na República dos Coronéis: de vila a cidade (1889-1930)”, com 168 páginas pode ser adquirido online, no site www.martinslivreiroeditora.com.br.
 
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes