Comitê gestor trabalha no planejamento para a próxima Fenamilho

  • Grupo estabelece mudanças na comercialização de estandes, captação de patrocínios e otimização de espaços no Parque de Exposições

    Assunto: Fenamilho  |   Publicado em: 31/10/2023 às 10:08   |   Imprimir

Visando uma melhor organização e aumento de arrecadação, foi criado um comitê que trabalha em alterações na gestão da Fenamilho Internacional, visando a 21ª edição, marcada para 2025.
Na manhã desta terça-feira, 31, foi realizada reunião no Centro Administrativo do Parque de Exposições Siegfried Ritter. Na oportunidade, o presidente da Comissão Central da Feira, Luís Alberto Voese, e os membros do comitê apresentaram ao prefeito Jacques Barbosa as alterações que estão sendo realizadas.
Conforme Voese, a intenção é estruturar melhor a organização da feira. Comentou que na edição deste ano, os espaços foram comercializados com valores de antes da pandemia, sem o devido reajuste. Além disso, foram encaminhados patrocínios no valor de R$ 1,5 milhão mas com efetiva captação de R$ 700 mil. “Tivemos situações envolvendo troca de governo federal que contribuíram para algumas situações que acabaram por não se confirmar. Diante disso, somando-se passivo de edições anteriores, foi formado o déficit”.
O custo operacional da feira é de cerca de R$ 20 mil mensais, com a pandemia e as alterações de datas, foram praticamente quatro anos sem feira, o que gerou em torno de R$ 960 mil de despesas sem entrada de receita. “Se analisarmos o resultado específico da edição deste ano, o lucro operacional foi de cerca de R$ 250 mil”, observa Voese. “Pensamos num modelo de estrutura melhor a organização da feira e formamos o comitê gestor que está trabalhando nisso”, acrescentou.
PROPOSTAS
Mauro Tschiedel, presidente da Acisa, apresentou as propostas do Comitê Gestor. Uma das primeiras medidas foi o reajuste de 30% nos valores dos espaços internos e externos. Cerca de R$ 400 mil já foram vendidos em espaços. O planejamento antecipado ainda envolve o marketing para atração de patrocínios; os contratos, estabelecendo regras para concessão de credenciais e a captação de recursos externos. “Visamos uma arrecadação que contemple o passado e garanta o futuro”, afirmou.
O chefe do Executivo sugeriu uma otimização de espaços no parque de exposições, visando uma melhor distribuição que agregue arrecadação e valorize setores como o agronegócio, por exemplo. “Temos que trabalhar na ampliação de espaços que beneficiem as empresas locais, inserindo setores que hoje não estão integrados na feira”, acentuou.
PRESENÇAS
Também participaram da reunião, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Gonçalves; a secretária executiva da Feira, Eliete Carvalho e membros do comitê gestor.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes