Processo de implantação da REDESIM é concluído em Santo Ângelo

  • Sistema simplifica e reduz a burocracia para instalação de empresas

    Assunto: Indústria e Comércio  |   Publicado em: 30/12/2016 às 09:50   |   Imprimir

Foi realizada na última quinta-feira, 29, solenidade que marcou a conclusão dos trabalhos de implantação da REDESIM – Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – em Santo Ângelo.

Além do prefeito Valdir Andres e do secretário da Indústria e Comércio, Joni Piotrowski, o ato teve a presença do presidente da Jucergs, Paulo Roberto Kopschina; do presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi; da delegada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Neusa Salla e representando o Sebrae/RS, a gestora de Projetos, Aline Sperling Colovini e técnica de Atendimento, Eziane Augustin.

A REDESIM é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Esse sistema faz a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. Com a REDESIM, os usuários também podem obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas.

Para a implantação da REDESIM no município foi realizado um esforço conjunto da Administração de Santo Ângelo, através da Secretaria de Indústria e Comércio, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), foi realizada no Centro Municipal de Cultura.

Segundo o presidente da Jucergs, Paulo Roberto Kopschina, Santo Ângelo é o 80º município a implantar a REDESIM no Rio Grande do Sul. Atualmente, 52,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado já conta com as ferramentas da REDESIM. Encerrando, Kopschina ressaltou que a atual gestão deixará uma grande marca para os empreendedores, pois a REDESIM moderniza o sistema de implantação de empresas.

O prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, que desburocratização do processo para implantação de empresas é fundamental para o aumento da geração de emprego e, por isso, o projeto ganhou atenção especial da atual administração.

 

Priscila Nhoatto/AI Prefeitura de Santo Ângelo