Indústria santo-angelense busca adesão ao SIF para ganhar mercado

O prefeito em exercício Bruno Hesse e o secretário de Indústria e Comércio João Baptista Santos Silva estiveram na segunda-feira, 20, em visita à indústria Missioneira Casings, que atua na preparação de subprodutos do abate bovino, especialmente com o beneficiamento de envoltórios naturais para a fabricação de embutidos, para ouvir a direção da empresa que busca adesão ao Sistema de Inspeção Federal (SIF) para ampliar o mercado e exportar sua produção.

O empresário Luciano Sommer Maia trabalha para reunir a documentação necessária para aderir ao Sistema Federal e obter autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para comercializar sua produção em todo o território nacional e em outros países. A outra boa notícia, segundo Maia, é que, após todo o processo e confirmado o cadastramento da empresa no SIF, será necessário ampliar sua produção e, consequentemente, o quadro de colaboradores, hoje em número de 38. O processo deve levar cerca de seis meses, acredita.

Com a possibilidade de expansão, a indústria precisará de auxílio da municipalidade para ampliar suas instalações, como o lago para tratamento de efluentes que deve ser ampliado. Neste sentido, a visita foi promissora, pois o prefeito em exercício e o secretário João Baptista reafirmaram o compromisso de investir no crescimento sócio-econômico de Santo Ângelo.

“A intenção é crescer junto com o município”, disse o responsável técnico da indústria, Manoel Gregório de Bem, que acompanhou as autoridades na visita às instalações. Segundo ele, a produção da indústria Missioneira Casings segue os padrões de qualidade dos órgãos reguladores e o primeiro passo é conquistar o mercado brasileiro para, a partir daí, buscar o mercado internacional.

A Missioneira Casings está localizada na Travessa Ortis, Bairro Oliveira, em uma área de 1,2 hectares, e está em atividade desde 2012.

Fotos: Fernando Gomes