Convênio com SEBRAE garante agilidade ao micro e pequenos empresários

  • Termo de Cooperação também prevê centralização dos serviços de apoio às empresas com a instalação da RedeSIM

    Assunto: Indústria e Comércio  |   Publicado em: 11/05/2017 às 09:26   |   Imprimir

A previsão é que para a segunda quinzena de junho o documento ande mais que o empresário na hora de encaminhar a formalização da sua empresa. Isso graças ao convênio assinado entre o Executivo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que centralizará todos os setores responsáveis pelos trâmites da documentação em um só local.
As tratativas do Executivo Municipal com o SEBRAE iniciadas em fevereiro deste ano para a retomada de parcerias tiveram mais um capítulo positivo nesta terça-feira, 09, com a assinatura do Termo Cooperação Técnica para o fortalecimento da Sala do Empreendedor e da RedeSIM (Rede Nacional da Simplificação e Desburocratização de Empresas e Negócios) em Santo Ângelo.
O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Jacques Barbosa e secretário de Indústria e Comércio João Baptista Santos Silva com o gerente regional do SEBRAE Noroeste, Armando Pettinelli Neto, o técnico Claudiomiro Reis e o especialista em Gestão de Pequenos Negócios, Grasiano Tolfo. 
No ato da assinatura, Jacques assinalou que o convênio firmado irá preparar e fortalecer as micros e pequenas empresas locais para a competitividade, através de oficinas e cursos de capacitação técnica e aprimoramento na gestão. 
Os representantes do SEBRAE apresentaram ao Executivo um plano de trabalho para a realização de oficinas envolvendo vendas e controle financeiro, já nos primeiros dias da Sala do Empreendedor. 
REDESIM
A RedeSIM que centralizará todos os setores envolvidos na formalização de empresas como a Secretaria de Indústria e Comércio, áreas dedicadas às empresas das secretarias do Meio Ambiente, da Fazenda e o Planejamento, com as equipes técnicas de engenharia e arquitetura, e assessoria jurídica. “Queremos com isso, acelerar o processo de regulamentação de empresas. Vamos inovar para facilitar o trabalho dos empresários”, assinalou o prefeito. 
“Santo Ângelo será o pioneiro a integrar estes setores entre os 77 municípios atendidos pelo SEBRAE na Região Noroeste”, argumentou o gerente regional Pettinelli Neto.
Para o secretário de Indústria e Comércio João Baptista Santos Silva, a assinatura do convênio com o SEBRAE transforma Santo Ângelo em uma referência para o Rio Grande do Sul. “Estamos trabalhando em conjunto para ampliar as parcerias, fortalecer os micros e pequenos empresários e, consequentemente, gerar riquezas para o município e emprego para a população”, argumentou.
VENDAS AO PODER PÚBLICO
João Baptista também anunciou que, em parceria com o SEBRAE e a Secretaria da Fazenda, serão preparadas palestras e oficinas de orientação aos micro e pequenos empresários para comercialização com o Poder Público, abordando licitação, pregão eletrônico, chamada pública e outras formas de negociação. “Estaremos preparando o comerciante para vender, não apenas para Santo Ângelo, mas para a região. Vamos fazer a roda girar. Preparar o empresário para acessar o mercado de venda ao poder público”, assinalou o secretário.

FOTOS: Fernando Gomes