Santo Ângelo prepara-se para receber nova planta industrial da Alibem

  • Empreendimento vai aumentar em 36% o abate suíno e gerar centenas de empregos diretos e indiretos no município e na região

    Assunto: Indústria e Comércio  |   Publicado em: 17/05/2017 às 08:53   |   Imprimir

Foi retomada nesta terça-feira, 16, pela manhã, a rodada de negociações entre o Governo Municipal e a direção da Alibem Alimentos S.A. para a instalação de uma nova planta industrial em Santo Ângelo, mais ampla e moderna e com previsão de geração de centenas de empregos diretos e milhares indiretos. Será um novo e grande investimento, além da ampliação da indústria que já está sendo concretizada, com o aumento de 36%, tanto no abate quanto no número de vagas na empresa. 
O prefeito Jacques Barbosa reforçou junto à direção o interesse do município em acolher a nova unidade do frigorífico, colocando à disposição todos os incentivos fiscais e não fiscais para que o empreendimento confirme sua instalação em Santo Ângelo. O prefeito aguarda a conclusão do estudo técnico que está sendo elaborado pela indústria indicando a área necessária para a implantação do investimento. A estimativa inicial é de seriam necessários em torno de cem hectares de área para consolidar o empreendimento.
A audiência provocada pelo Executivo teve a presença do secretário municipal de Indústria e Comércio João Baptista Santos Silva, do superintendente de Operações da Alibem Juscelino Gonçalves, do diretor Administrativo Ângelo Meneghetti e do gerente Administrativo da Alibem local, Isidoro Bobrzyk, e representou um avanço no estágio das negociações. Na ocasião, a direção da Alibem debateu a disponibilidade do município em áreas como infraestrutura, segurança, educação, mão de obra qualificada e o impacto que a nova planta industrial trará com a ampliação do número de vagas de trabalho, pois será o maior frigorífico do gênero no Sul do País. “Esta é uma cadeia de empreendimentos que desenvolve uma região inteira, gerando centenas de empregos diretos e indiretos”, argumentou o diretor Administrativo Ângelo Meneghetti.
Conforme números informados pela direção da Alibem, a instalação da nova planta deve gerar um aumento significativo de produtores integrados, passando dos atuais 800 para 1.200, gerando indiretamente na região cerca de 2.500 novos empregos. 
Jacques disse que o município está vivendo um ambiente favorável para novos investimentos e que o Governo estará atuando junto à direção em todas as esferas governamentais para garantir a instalação desta unidade industrial em Santo Ângelo.

Fotos: Fernando Gomes