Rede SIM e Sala do Empreendedor entram em atividade neste mês

  • Iniciativa vai agilizar a formalização de empreendimentos e fortalecer os já estabelecidos. Emissão de alvarás está centralizada no Espaço Cidadão

    Assunto: Indústria e Comércio  |   Publicado em: 01/12/2017 às 12:30   |   Imprimir

A partir dos próximos dias a Rede Nacional de Simplificação e Desburocratização de Empresas e Negócios (RedeSIM) e a Sala do Empreendedor devem começar a funcionar a pleno no Espaço Cidadão e na Secretaria de Indústria e Comércio . 
Escolhido na sexta-feira, 24, pelo prefeito Jacques Barbosa para desenvolver as atividades de Agente de Desenvolvimento, Cláudio Amaral, relatou sobre a importância do funcionamento da RedeSIM e da Sala do Empreendedor para aqueles que já têm uma empresa formalizada ou para quem pretende empreender em Santo Ângelo.
A RedeSIM é um trabalho em conjunto SEBRAE e Governo Municipal, secretarias de Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Saúde, todos esses setores atinentes à formalização de empresas estão centralizados no Espaço Cidadão, localizado na Rua Antunes Ribas, 1134. “Nosso objetivo é agilizar os alvarás que, muitas vezes, demoram até 50 dias para estarem liberados. A perspectiva é reduzir este prazo para, no máximo, uma semana, por isso, todos os setores foram centralizados para que o processo se torne mais rápido” relatou Cláudio. 
Para desempenhar a atividade de agente da melhor forma, Cláudio participou de cursos de capacitação no SEBRAE, em Santa Maria, para conhecer mais sobre a função que ocupa desde o dia 24. 
Conforme o servidor, a principal função do Agente de Desenvolvimento é coordenar a RedeSIM e a Sala do Empreendedor, mantendo contato com empresas que já estão em funcionamento e com aquelas que estão iniciando suas atividades, para acompanhar a sua formalização, informar sobre linhas de crédito, capacitação para os funcionários e vistoriá-las.
A Sala do Empreendedor vai atender no prédio da Secretaria de Indústria e Comércio que fica localizado na Rua Antunes Ribas número 1001, e vai funcionar para oferecer orientações sobre a abertura, funcionamento, formalização de empresas, e capacitação técnica e gerencial para micro-empreendedores Individuais (MEI).
O empreendedor que está analisando investir em uma empresa ou já possui negócios em atividade e quer capacitar seus funcionários, deve procurar o Agente de Desenvolvimento ou a Sala do Empreendedor. O Governo Municipal e o SEBRAE irão disponibilizar cursos presencias ou online para capacitação. 
“A RedeSIM e a Sala do Empreendedor estão sendo retomadas para auxiliar e facilitar a vida de quem pretende empreender no município”, declarou o prefeito Jacques Barbosa.

Texto/Foto: Isabelle Luft