Santo Ângelo ganha 170 novas MEIs

  • Mais de duas mil Micro Empresas Individuais estão registradas na SMIC nos ramos de serviço, comércio e indústria

    Assunto: Indústria e Comércio  |   Publicado em: 11/10/2018 às 11:18   |   Imprimir

Uma parceria entre Governo do Estado, Governo Municipal e Secretaria de Indústria e Comércio (SMIC), com suporte da Junta Comercial e Sebrae, formou o sistema REDESIM, buscando facilitar a abertura de empresas municipais e regionais. Do total de 6.743 empresas registradas, 2.020 são Micro Empresas Individuais – MEIs, sendo que nos nove primeiros meses do ano, foram criadas outras 170. 
Entre as principais atividades desses micros empreendedores individuais estão o comércio/varejista de artigos de vestuário e acessórios, diarista, pedreiro/prestador de serviços, minimercado/bar, costureira, oficina e fabricação de produtos. Segundo dados da SMIC, das 170 novas MEIs deste ano, 54% são do ramo de serviços, 41% do comércio e 5% da indústria, sendo que 32% estão estabelecidas em locais fixos e 64% são predominantemente ambulantes.
No programa de geração de emprego e renda, o Governo de Inovação vem monitorando a formalização de novas empresas, com programas de apoio e reuniões quinzenais com interessados, por meio de organização do secretário de Indústria e Comércio João Baptista Santos da Silva, com a realização de palestras e seminários, orientados pela Técnica de Gerência Regional do Sebrae, GreisseTenCaten, Técnica de Atendimento, Eziane Samara Augustin, integrante da Redesim, Rafael Matos, coordenador da sala do empreendedor, Claudio Amaral, e responsável pelo setor de Microcrédito, Eloi Machado.
O secretário João Baptista ressalta que atualmente a abertura de uma MEI no município com todos os requisitos necessários, não ultrapassa 72 horas e que esse prazo ainda será reduzido em breve. "Uma das principais dificuldades que vinham sendo enfrentadas na criação das MEIs, era sobre sua vida útil, que era curta, fechando em pouco tempo porque eram abertas sem maiores conhecimentos. Por isso estamos promovendo os encontros para orientar os empreendedores santo-angelenses”, acentuou.