Implantação do distrito industrial é destaque nas ações dese

  • Em 2013, foram concedidos R$ 136 mil em empréstimos para microempreendedores através da secretaria

    Assunto: Indústria e Comércio  |   Publicado em: 27/12/2013 às 18:13   |   Imprimir

A Secretaria de Indústria e Comércio de Santo Ângelo divulgou nesta semana as principais atividades desenvolvidas em 2013. Coordenada pelo empresário Leonesildo Bertê, a pasta concedeu incentivos a 18 empresas do município.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Leonesildo Bertê, foram concedidos estímulos tributários e não tributários, conforme prevê a Lei 3.194/2008. "Dentro desta perspectiva essas 18 empresas foram beneficiadas com isenção total e parcial do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e taxas de serviços urbanos, pagamento de alugueis realização de terraplanagens e pavimentação asfáltica", explicou Bertê.
No entanto, a principal atividade da secretaria foram os trabalhos voltados à criação de um novo distrito industrial no município. Bertê integra o grupo responsável pela implantação.
Em 13 de dezembro, dando continuidade aos trabalhos, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, assinou o Decreto 3.499, que considera um imóvel localizado às margens da RS-344 como de utilidade pública e interesse social. O intuito do atual governo é desapropriar a área para a instalação do novo distrito industrial.
Além dessas atividades, a equipe da Secretaria de Indústria e Comércio atuou nas ações destinadas à implantação do Parque Tecnológico e na organização da 16ª Fenamilho Internacional e presta apoio à Comissão de Infraestrutura e Segurança do Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter. Encerrando as atividades de 2013, a pasta promoveu em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama o Concurso de Decorações Natalinas.
Já na Sala do Empreendedor foi registrado o início das atividades de 126 novos Microempreendedores Individuais (MEI). Esses empreendedores foram beneficiados, através dos trabalhos da pasta, com empréstimos e microcrédito que alcançam a marca de R$ 136 mil.
O relatório completo sobre o trabalho realizado pela Secretaria de Indústria e Comércio foi entregue ao prefeito de Santo Ângelo que acompanha pessoalmente as atividades desenvolvidas nas 14 pastas do atual governo e nos três departamentos.
Andres destacou que o trabalho da Secretaria de Indústria e Comércio é fundamental, já que uma das prioridades da atual administração é a retomada do desenvolvimento econômico de Santo Ângelo, com foco na geração de emprego e renda à população.