Cemitérios passam a integrar programa de modernização

  • As duas áreas do município receberão investimentos na estrutura física. Ações emergenciais de limpeza e manutenção estão sendo realizadas nos locais

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 01/02/2021 às 11:05   |   Imprimir

Os investimentos do Governo Municipal na modernização da infraestrutura urbana com quase cinco centenas de quadras asfaltadas, instalação de luminárias com tecnologia LED e que passa pela área da saúde com reforma, ampliação e equipamento das unidades básicas de saúde, está chegando aos cemitérios de Santo Ângelo.

A informação é do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros, anunciando que o processo está em elaboração e ações imediatas estão sendo realizadas nos cemitérios municipais Roque Gonzales e Sagrada Família.

Conforme o projeto que está em elaboração pelo Setor de Engenharia do município, o Cemitério Roque Gonzales será todo cercado com muros, receberá novo acesso, com portaria e restrição de acesso, novo sistema de iluminação e há estudos para que o local passe a integrar o programa de videomonitoramento de Santo Ângelo, além de terceirização para os serviços permanentes de conservação e limpeza das áreas. “É determinação do prefeito Jacques Barbosa a oferta de um local seguro, limpo e conservado para receber os familiares em visita seus entes queridos sepultados. A ideia é implantar o programa de modernização paulatinamente, ao longo deste primeiro ano, considerando o grande investimento”, afirmou Medeiros.

AÇÕES EMERGENCIAIS

Enquanto aguarda a conclusão do projeto de modernização, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e da Vigilância Ambiental estão trabalhando nos cemitérios desde a última sexta-feira, 29 de janeiro, realizando serviços de conservação e de prevenção à dengue.

O coordenador da Defesa Civil, Adelar Cavalheiro, com a nova estrutura administrativa, também passa a coordenar o Setor dos Cemitérios. Foi ele quem liderou os trabalhos de limpeza geral, com cortes de grama, podas de árvores e fechamento de túmulos vandalizados. Segundo Cavalheiro, entre as ações emergenciais está prevista também a reforma da capela mortuária que funciona junto ao Cemitério Roque Gonzales.

DENGUE

Também na sexta-feira, agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, estiveram no Cemitério Sagrada Família para um grande mutirão de inspeção no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Os agentes percorreram o local para verificar possíveis criadouros. Na inspeção vasos e veleiros que acumulavam água em cima das tumbas foram virados.

As ações devem continuar ocorrendo ao longo desta semana, também no Cemitério Roque Gonzales.

Texto: Tarso Weber

Fotos: Divulgação/Meio Ambiente