Empresários revitalizam canteiro central da Avenida Getúlio Vargas com apoio da Prefeitura

Um grupo de empresários santo-angelenses uniu esforços para revitalizar o canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, no trecho entre as avenidas Ipiranga e Brasil. A ação, que tem como objetivo embelezar e valorizar uma das principais vias da cidade, conta com apoio técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semmadu) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema).

A iniciativa visa proporcionar uma ampla melhoria do espaço público, com a troca das espécies vegetais, pintura dos meios-fios e corte de grama. Todo o processo está sendo realizado dentro dos critérios estabelecidos pela Lei Municipal de Arborização, que exige protocolo prévio junto à Semmadu, vistoria técnica e autorização para supressão e replantio de árvores.

As novas espécies plantadas seguem as diretrizes do Decreto nº 4.381/2025, que define as árvores adequadas para os principais logradouros de Santo Ângelo, considerando seu potencial paisagístico e compatibilidade com o ambiente urbano. No caso da Avenida Getúlio Vargas, estão autorizadas Caliandra, Camélia, Manacá da Serra, Quaresmeira, Cerejeira Japonesa e Magnólia. As espécies foram sugeridas pelo grupo técnico do Comdema, composto por engenheiros agrônomos, florestais e ambientais, e aprovadas pelos demais conselheiros.

O prefeito Nivio Braz destacou a importância da parceria e o engajamento dos empreendedores locais. “Essa ação demonstra o comprometimento da comunidade com o cuidado e o embelezamento da cidade. Quando o setor privado se une ao poder público em prol do bem comum, todos ganham”, ressaltou.