Ecos do Verde recebe maquinário e projeta expansão

  • Projeto do Governo Municipal com apoio do MP/RS, contemplado com recursos federais, repassou cerca de R$ 1,2 milhão em máquinas e equipamentos à assoc

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 09/04/2021 às 19:14   |   Imprimir

No ano em que completa 25 anos de fundação, a Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde recebeu mais um importante estímulo do Governo Municipal para continuar aprimorando a seleção dos resíduos sólidos produzidos em Santo Ângelo e incentivando a preservação ambiental, por meio de campanhas de conscientização para a correta separação do lixo doméstico.

A entidade recebeu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano dois caminhões, um trator, esteiras, esteira para triagem, prensas hidráulicas, 60 conjuntos de lixeiras, 15 containeres com capacidade de mil litros, balança digital para uma tonelada, uniforme e equipamentos de proteção individual, além de outros, em regime de comodato, orçados em R$ 1.174.000,00. Os recursos são oriundos do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal e integram o Projeto Coleta Mais Limpa, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente com a cooperação técnica do Ministério Público Estadual de Santo Ângelo (MP/RS).

Os recursos garantiram também a implantação de projeto de educação ambiental nas escolas e uma campanha de conscientização da população para a importância da coleta seletiva e da segregação adequada dos resíduos.

SOLENIDADE

Na cerimônia de repasse dos bens, a presidente da Ecos do Verde, Carla Martiane Nicoletti, afirmou que as máquinas e equipamentos vão garantir a melhoria nas condições de trabalho e na qualidade de vida dos associados, além de permitir a projeção de expansão do quadro de trabalhadores. “Somos 49 associados e acreditamos que as máquinas e os equipamentos nos permitirão ampliar o número de trabalhadores, esperamos a chegar a 70”, afirmou.

O prefeito Jacques Barbosa destacou que o projeto é prioridade da gestão, com foco na geração de emprego e renda com sustentabilidade, aliando desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente. O chefe do Executivo também enfatizou a articulação do Governo Municipal com parlamentares identificados com a região, em especial Osmar Terra que fez os primeiros encaminhamentos do projeto “Coleta Mais Limpa” em Brasília, e Ubiratan Sanderson, que atuou para a liberação dos recursos junto ao Ministério do Meio Ambiente.

Já o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Francisco da Silva Medeiros, disse que os bens repassados, reforçam a parceria entre o Município e a associação. Ele lembrou a inauguração de obras no centro de triagem como um novo refeitório, área de convivência, vestiário e de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores. “Essa parceria gera mais oportunidades, mais emprego e renda e novas ações colaborativas”, concluiu.

PRESENÇA

A solenidade, realizada na tarde desta sexta-feira, 09, na Praça Raul Oliveira, teve o prestígio do deputado estadual Eduardo Loureiro; do vice-prefeito, Volnei Teixeira; do presidente da Câmara de Vereadores, Nader Hassan Awad; do representante do deputado Ubiratan Sanderson, Nívio Braz; e Nara Damião, representando o deputado Osmar Terra; dos colaboradores da Associação de Reciclagem e Educação Ambiental Ecos do Verde; da equipe técnica do Meio Ambiente; e de vereadores.

Fotos: Fernando Gomes