Governo Municipal e RGE retomam programa “Arborização mais segura”

  • Iniciativa beneficiará comunidade com a redução dos casos de interrupção no fornecimento de energia elétrica por problemas com a vegetação

    Assunto: Meio Ambiente  |   Publicado em: 07/05/2021 às 11:24   |   Imprimir

A promoção de ações sustentáveis para melhorar a qualidade de vida dos santo-angelenses segue sendo uma das prioridades do Governo Municipal. Uma dessas ações será retomada na próxima terça-feira (11). Trata-se do programa “Arborização mais segura”, que prevê o manejo, incluindo a poda ou corte de árvores na zona urbana para eliminar os riscos de contato com a rede energizada.
O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e a RGE.
O secretário Francisco da Silva Medeiros afirma que o programa promove a renovação da vegetação do município, onde serão suprimidas espécies, a maioria com questão fitossanitária comprometida, que se encontram abaixo da rede elétrica e colocam em risco os cidadãos por estarem com problemas como risco de queda, eletrificação ou causando outros tipos de danos à população. “Em contrapartida, haverá o plantio de novas espécies, com porte adequado, que se adaptem bem e convivam de forma harmônica com a estrutura urbana de nosso município”, acentua.
O secretário salienta que na terça-feira (11) será retomado o plantio de mudas de espécies vegetais no município por meio da parceria. “Começaremos com 350 mudas de árvores, escolhidas com base em critérios técnicos ambientais, levando em conta os espaços disponíveis e adequados ao crescimento de cada espécie selecionada”, anuncia.
O plantio será realizado nas Avenidas Getúlio Vargas e Avenida Salgado Filho e na Rua Antunes Ribas.
 
BELEZA E PROPÓSITO AMBIENTAL
Na avaliação do prefeito Jacques Barbosa, a parceria entre o Município e a RGE cumpre um propósito ambiental, com uma arborização adequada, além de proporcionar maior segurança e melhorar os indicadores de fornecimento de energia elétrica. “Entretanto, todos esses benefícios precisam contar com a colaboração da comunidade no cuidado com as árvores plantadas para que se desenvolvam e os objetivos sejam atingidos”, lembra.
Medeiros ressalta que as compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações federal, estadual e Municipal vigentes.
 
Texto: Hogue Dorneles
Foto: Fernando Gomes/Arquivo